Coluna publicada na sexta-feira (24/1) por Ana Maria Campos* — Foi um encontro de uma amizade que já conta 32 anos. Os ex-senadores Cristovam Buarque (Cidadania-DF) e José Antônio Reguffe (sem partido-DF) passaram a tarde conversando na última quarta-feira (22) sobre política e sobre a vida. Os dois estão sem mandato, mas juntos numa eleição são capazes de alterar planos e resultados.
Um candidato da segurança
No Cidadania, há quem defenda que Cristovam Buarque seja candidato novamente à Presidência da República, cargo que ele disputou em 2006, pelo PDT. Mas o ex-senador afirma que o momento é de um nome ligado à segurança pública, pauta que impacta os debates nacionais.
Michelle, candidata à Presidência?
Em entrevista à CNN, o ex-presidente Jair Bolsonaro disse ontem que a mulher, Michelle Bolsonaro, pode ser lançada candidata à Presidência da República. Mas deixou claro que é ele quem vai governar, em caso de vitória. Bolsonaro aceitaria apoiá-la na campanha se ele puder assumir a Casa Civil, órgão responsável pela coordenação das ações políticas e administrativas do governo.
Céu de brigadeiro
Se Michelle Bolsonaro concorrer à Presidência, o caminho dos candidatos de direita ao Senado no DF será mais tranquilo, especialmente para o governador Ibaneis Rocha (MDB).
Foco no Pdot
O presidente da Câmara Legislativa, Wellington Luiz (MDB), assumiu o compromisso de priorizar o debate e a votação do Plano Diretor de Ordenamento Territorial (Pdot). “Um dos meus principais objetivos, junto ao governador Ibaneis é garantir a participação de todos os deputados e da população desde o início desse trabalho”, registrou ontem.
Investimento de R$ 2 bilhões para drenar água das chuvas
A Novacap apresentou à Procuradoria Distrital dos Direitos do Cidadão (PDDC), um panorama das ações de drenagem pluvial realizadas, em andamento e previstas para todo o Distrito Federal nos próximos meses. As obras fazem parte do Programa de Gestão de Águas e Drenagem Urbana do Distrito Federal (Drenar-DF), criado para promover melhorias do sistema de captação da água de chuva para combater inundações recorrentes na cidade. Foram detalhados projetos futuros de drenagem operados pela Novacap, com destaque para o de Ceilândia. Um investimento estimado em R$ 2 bilhões está sendo planejado para expandir o sistema de captação de água fluvial na região, que abrange oito bacias hidrográficas.
Acompanhamento
Desde 2019, a PDDC, sob a coordenação do procurador José Eduardo Sabo Paes, tem acompanhado o manejo de águas pluviais e a situação do Sistema de Drenagem de Águas Pluviais no Distrito Federal, emitindo recomendações aos órgãos responsáveis, incluindo a Novacap, Terracap, Secretaria de Obras do DF e Adasa.
Só Papos
“Programa Pé de Meia bloqueado por grave violação das regras orçamentárias. Lula imitou Dilma e pedalou. Agora, seu único destino é o impeachment” — Senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ)
“A suspensão pelo TCU dos recursos do Pé de Meia é uma crueldade contra os alunos e suas famílias, além de ser uma intervenção descabida nos programas do governo. Não há argumento ‘técnico’ capaz de disfarçar o viés politico da medida, que recebe os aplausos da oposição bolsonarista e seus porta-vozes na mídia” — Deputada Gleisi Hoffmann (PR), presidente nacional do PT