Coluna Eixo Capital publicada por 27 de agosto de 2024, por Ana Maria Campos
Vai ser um duelo a disputa pelo comando do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT). No prazo final, ontem, para a inscrição de candidaturas à lista tríplice, apenas dois promotores de Justiça se apresentaram: o atual procurador-geral de Justiça, Georges Seigneur, e Antônio Suxberger. Dessa forma, a lista a ser encaminhada ao presidente Lula para nomeação está formada. Falta apenas verificar quem vai encabeçar a preferência da classe. A votação será em 24 de setembro.
Conversas amistosas entre adversárias
Estão caminhando as conversas entre as professoras Fátima Sousa e Rozana Naves (foto), candidatas à reitoria da Universidade de Brasília. As duas tomaram café da manhã, ontem, em clima amistoso. Nenhum anúncio de apoio no segundo turno ocorreu até agora, mas é esperado. “Estou conversando com nossos coletivos. Não será uma decisão pessoal”, disse Fátima (E) à coluna”. Rozana (D) ficou em primeiro e Fátima, em terceiro.
A disputa, agora, é com Olgamir Amancia, segunda colocada.
Peregrinação nas subseções da OAB-DF
A falta de representatividade dos pequenos escritórios é apontada como uma das queixas mais comuns entre os advogados da capital, segundo Everardo Gueiros, pré-candidato à presidência da OAB-DF. O especialista em direito eleitoral tem caminhado por todas as subseções da entidade no DF. “Seja em Planaltina, Águas Claras ou Ceilândia, os advogados não se sentem representados ou acolhidos pela OAB. Isso fica muito evidente quando colegas são obrigados a deixar a carreira em segundo plano e buscar outra atividade para levar o sustento para dentro de casa. Há muitos advogados que dividem a jornada entre o escritório e o volante, como motoristas de aplicativo. A advocacia precisa se fortalecer e caminhar de mãos dadas, não havendo distinção entre o advogado do Lago Sul e o do Sol Nascente”, afirmou à coluna.
Na lata
Em evento na Câmara Legislativa na semana passada, o desembargador Roberval Belinati, vice-presidente do Tribunal de Justiça do DF, foi direto e sem rodeios questionou o presidente da Casa, Wellington Luiz (MDB), sobre as informações que circulam de que ele pode vir a se tornar conselheiro do Tribunal de Contas do DF. “Está em campanha?”, perguntou Belinati, durante pronunciamento na inauguração do Núcleo de Direito das Mulheres da Defensoria Pública na Câmara Legislativa. Wellington — que não fala abertamente sobre o assunto — desconversou.
Infância vulnerável
O contraste entre a “infância ideal” e a realidade de muitas crianças é o mote da exposição fotográfica Primeira Infância na Câmara Legislativa. A mostra, aberta ontem ao público, traz imagens do fotojornalista do Correio Braziliense Ed Alves, todas clicadas na capital federal. A iniciativa é da deputada distrital Paula Belmonte (Cidadania), defensora da pauta no parlamento. “O poder público e a sociedade precisam olhar com mais carinho para as crianças. Elas têm o direito de ser, simplesmente crianças”, destaca a distrital. A exposição fotográfica é parte da “Semana Legislativa da Primeira Infância” e a curadoria é de Wanderlei Pozzembom, coordenador de fotografia do Correio.
Semana da Primeira Infância
A Câmara Legislativa celebra a “Semana da Primeira Infância” com uma grande programação. Incluirá diversos painéis, com assuntos pertinentes à pauta. Os debates serão até amanhã, na sala de comissões Juarezão, com início às 14h. Amanhã à noite, uma sessão solene homenageará aqueles que se dedicam à causa. No encerramento, quinta-feira, 150 crianças de escolas públicas de São Sebastião e do Recanto das Emas terão uma tarde de recreação. Além disso, cada parlamentar poderá indicar dois projetos de lei relacionados ao tema infância, para apreciação em plenário, na sessão ordinária da próxima terça-feira.
“Audoção”
O Parque da Cidade foi palco, neste domingo, de mais uma edição da feira de adoção de cães e gatos “Audote um Amigo,” organizada pelo deputado distrital Daniel Donizet (MDB). Durante o evento, 20 animais, resgatados do abandono pela equipe do parlamentar e por protetores independentes do Distrito Federal, encontraram um novo lar. Outro projeto do deputado ganhou destaque: o Ração do Bem. A equipe do distrital distribuiu pacotinhos de ração para os frequentadores com o objetivo de conscientizar sobre a importância da população ajudar a alimentar os animais que moram nas ruas.
Cobrança e reação
O governador Ibaneis Rocha (MDB) entrou, oficialmente, na campanha da OAB-DF, ao declarar apoio com elogios ao criminalista Cléber Lopes, publicamente. Ocorreu três dias depois das reclamações do presidente da OAB-DF, Délio Lins e Silva Júnior, que deixou clara a cobrança: não ter usado a entidade, politicamente, contra Ibaneis e, por isso, esperava que o governador não entrasse nas eleições.