Torcida para Pablo Marçal

Publicado em Eixo Capital

Coluna Eixo Capital, publicada em 28 de agosto de 2024, por Ana Maria Campos

Amigo do outsider Pablo Marçal, ex-coach, o ex-senador Gim Argelo está acompanhando de perto — e junto a amigos de Goiás, Brasília e São Paulo — a performance do candidato à prefeitura de São Paulo, que lidera as pesquisas de intenção de votos. Há uma semana, Marçal e Gim tiveram um longo encontro numa residência da QI 15 do Lago Sul. Gim está distante das eleições, mas acompanha a política, como sempre fez.

TJDFT: 2ª maior nota no Ranking de Transparência do CNJ
O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) atingiu a 2ª maior nota no Ranking de Transparência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) de 2024 entre os tribunais estaduais. O TJDFT obteve a nota de 101,87% de transparência por atender a todos os 86 itens analisados pelo levantamento em sua sétima edição. A marca supera às obtidas pela Corte nas seis anteriores. A pontuação extra, acima dos 100%, foi atribuída a órgãos que também tenham organizado os itens componentes da avaliação adequadamente, em temas.
O Ranking da Transparência do CNJ analisa a qualidade das informações disponibilizadas pelos órgãos da Justiça para a sociedade. Entre os itens avaliados estão a disponibilização de contatos, horários de atendimento, serviço de recebimento de denúncia e reclamações e acessibilidade dos portais institucionais.

Os mais mais
Na categoria estadual, os tribunais de Justiça do Amazonas (TJAM), da Bahia (TJBA), de Goiás (TJGO) e do Pará (TJPA) alcançaram a pontuação máxima de 102%. O mesmo ocorreu na Justiça de Trabalho com os tribunais regionais da 4ª Região (TRT-4), da 8ª Região (TRT-8) e da 20ª Região (TRT-20). Ainda com o mesmo percentual se destacaram os tribunais eleitorais do Amapá (TRE-AP), do Ceará (TRE-CE) e de Mato Grosso do Sul (TRE-MS).

“Ministra do Meio Ambiente ultrapassada”
Na linha dos discursos bolsonaristas, o deputado distrital Joaquim Roriz Neto (PL) criticou, ontem, o suposto silêncio dos artistas diante do crescimento das queimadas em todo o país. “Por onde estão os artistas pró-Amazônia? Cadê o clipe com música pela floresta? Todos se calaram. Deve ser pelos R$ 16,5 bilhões da Lei Rouanet distribuídos pelo Lula em 2023”, acusou. O parlamentar também criticou a condução de Marina Silva à frente do Ministério do Meio Ambiente. “A ministra está ultrapassada, as suas estratégias não são condizentes com o século em que vivemos. Ela deveria rever suas ações. Não duvido da boa vontade da ministra, mas ela está ultrapassada”, completou.

Preocupação dos empresários
O próximo almoço do Lide, coordenado, em Brasília, pelo empresário Paulo Octávio, deve ter como tema a reforma tributária. É o que tem tirado o sono de dez entre dez representantes do setor produtivo: o impacto e a extensão. Ninguém sabe direito onde vai chegar.

……
Homenagem a medalhistas
Os atletas de Brasília que brilharam em Paris foram homenageados, ontem, na Câmara Legislativa. A cerimônia, idealizada pelos deputados Doutora Jane (MDB) e Martins Machado (Republicanos), recebeu a medalhista olímpica de judô na categoria meio-médio Ketleyn Quadros e Caio Bonfim, que levou a prata na marcha atlética. O pentacampeão pela seleção brasileira de futebol Lúcio também esteve na cerimônia. A plateia estava composta de estudantes de escola pública e integrantes de projetos sociais ligados ao esporte.

Bolsa Atleta para toda a vida
A vice-governadora do DF Celina Leão (PP) anunciou que está para ser votada no Congresso Nacional uma lei de sua autoria que estende o benefício do Bolsa Atleta para toda a vida do competidor. Para ela, a iniciativa vai resguardar a vida dessas pessoas na terceira idade. “Muitos atletas trancam suas faculdades por conta da vida esportiva e acabam passando dificuldades financeiras no momento em que mais precisam, que é a velhice. Estamos batalhando para aprovar essa proposta”, afirmou Celina.

……..
Daniel de Castro declara apoio a Everardo Gueiros
O deputado distrital Pastor Daniel de Castro (PP) declarou apoio ao advogado Everardo Gueiros em uma possível candidatura à presidência da OAB-DF. O parlamentar, que também é advogado, recebeu, ontem, o especialista em direito eleitoral em seu gabinete na Câmara Legislativa. Na pauta, a defesa dos direitos da advocacia e a luta pelo fortalecimento da categoria.

Oposição
O grupo liderado pela professora Fátima Sousa decidiu anunciar apoio à candidata Rozana Naves na disputa pela reitoria da UnB principalmente por um motivo: eles são oposição à atual gestão da universidade, sob os cuidados da reitora Márcia Abrahão, que apóia a candidata Olgamir Amancia.