ANA MARIA CAMPOS
Candidata à presidência da OAB-DF na última eleição, a advogada Thaís Riedel decidiu apoiar o projeto do criminalista Cleber Lopes. Neste ano, os dois estarão na mesma chapa, com Thaís concorrendo ao Conselho Federal e Lopes, ao comando da entidade no Distrito Federal.
Aos poucos, Cleber Lopes está conseguindo alcançar a união do seu grupo na advocacia que estava dividido em várias possíveis candidaturas. O advogado Ricardo Peres também decidiu apoiá-lo e concorrer ao cargo de conselheiro federal do DF.
O grupo tinha o apoio do ex-presidente da OAB-DF Juliano Costa Couto, que morreu em abril. Também conta com a simpatia do governador Ibaneis Rocha (MDB).
Thaís diz que tomou a decisão depois de muito diálogo. “A advocacia tem passado por momentos muito difíceis, com ausência de protagonismo em temas importantes para o país e deixando de lado sua vocação vanguardista que marcou sua história nos avanços civilizatórios. Um exemplo desse afastamento de pautas relevantes para a advocacia, para o sistema de Justiça brasileiro e para a sociedade como um todo é o não comprometimento da Ordem com a paridade de gênero nas listas sêxtuplas para os Tribunais. Neste cenário é que pretendo contribuir neste momento”, afirma Thais Riedel.