O Tribunal de Contas do DF suspendeu, por meio de liminar, o contrato assinado pela Secretaria de Gestão Administrativa com as empresas LN Distribuidora e Comércio Ltda – ME e WSLP Logística e Construção Ltda-ME para locação de caminhões e máquinas que fazem a manutenção das vias do DF. Um negócio de R$ 81,3 milhões. Dos cinco lotes contratados, três foram suspensos.
Sob a relatoria de Anilcéia Machado, os conselheiros decidiram por unanimidade acatar pedido do Sindicato dos Transportadores Rodoviários Autônomos de Bens do Distrito Federal – SINDICAM/DF e abrir um prazo para o GDF se explicar. Enquanto isso, o contrato permanece suspenso.
Esse é o primeiro grande embate do governo Rollemberg com o TCDF. Na representação, o sindicato alega que houve conluio na licitação. As três empresas que apresentaram menor preço seriam de familiares e teriam combinado as propostas a serem registradas na disputa.
Trata-se de uma guerra comercial. O presidente do SINDICAM/DF, Valdelino Barcelos, é também presidente da Cooperativa de Caminhoneiros (COOPERCAN/DF), que vinha executando o contrato há décadas, desde os tempos do governo Roriz. Na administração de Rollemberg, o serviço mudou de mãos.
Pessoas ligadas à entidade fizeram uma investigação profissional que rastreou ligações entre os sócios das concorrentes na licitação, num emaranhado de nomes, ligados por parentesco ou vínculo político.
Na próxima semana, o TCDF vai julgar o mérito da licitação.
Coluna Eixo Capital, publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni Um áudio…
Da Coluna Eixo Capital, por Pablo Giovanni (interino) Um relatório da Polícia Federal, que levou…
Texto de Pablo Giovanni publicado na coluna Eixo Capital nesta terça-feira (19/11) — O ministro…
Coluna publicada neste domingo (17/11) por Ana Maria Campos e Pablo Giovanni — A Polícia…
ANA MARIA CAMPOS O colegiado da Comissão Eleitoral da OAB se reuniu na noite desta…