O Tribunal de Contas do DF suspendeu, por meio de liminar, o contrato assinado pela Secretaria de Gestão Administrativa com as empresas LN Distribuidora e Comércio Ltda – ME e WSLP Logística e Construção Ltda-ME para locação de caminhões e máquinas que fazem a manutenção das vias do DF. Um negócio de R$ 81,3 milhões. Dos cinco lotes contratados, três foram suspensos.
Sob a relatoria de Anilcéia Machado, os conselheiros decidiram por unanimidade acatar pedido do Sindicato dos Transportadores Rodoviários Autônomos de Bens do Distrito Federal – SINDICAM/DF e abrir um prazo para o GDF se explicar. Enquanto isso, o contrato permanece suspenso.
Esse é o primeiro grande embate do governo Rollemberg com o TCDF. Na representação, o sindicato alega que houve conluio na licitação. As três empresas que apresentaram menor preço seriam de familiares e teriam combinado as propostas a serem registradas na disputa.
Trata-se de uma guerra comercial. O presidente do SINDICAM/DF, Valdelino Barcelos, é também presidente da Cooperativa de Caminhoneiros (COOPERCAN/DF), que vinha executando o contrato há décadas, desde os tempos do governo Roriz. Na administração de Rollemberg, o serviço mudou de mãos.
Pessoas ligadas à entidade fizeram uma investigação profissional que rastreou ligações entre os sócios das concorrentes na licitação, num emaranhado de nomes, ligados por parentesco ou vínculo político.
Na próxima semana, o TCDF vai julgar o mérito da licitação.
ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL A Geap Saúde fechou o ano de 2025 com balanço positivo…
Da coluna Eixo Capital, por Ana Maria Campos À Queima Roupa | Marcelo Vitorino, estrategista…
ANA MARIA CAMPOS Morreu nesta manhã (04) o desembargador Maurício Silva Miranda, do Tribunal de…
ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL À Queima Roupa Marcelo Vitorino, estrategista e consultor de marketing político…
Da Coluna Eixo Capital, por Ana Maria Campos Faltam três meses para o fim do…
A vice-governadora Celina Leão (PP) passou o réveillon na Esplanada dos Ministérios, acompanhando os shows…