O Tribunal de Contas do Distrito Federal acolheu, nesta quarta-feira (27/5), representação do Ministério Público de Contas do DF (MPC-DF) para pedir ao Governo do Distrito Federal explicações sobre o contrato firmado para a instalação do hospital de campanha no Estádio Nacional Mané Garrincha.
O MPC-DF apresentou a representação após receber ofício do deputado distrital Leandro Grass (Rede). O pedido é para que sejam investigadas possíveis incongruências entre o projeto previsto e o efetivamente entregue, além de suposta falta de transparência no modo de contratação.
O valor total do contrato é de R$ 79 milhões.
“Não só os valores materiais e os indícios aqui registrados, inclusive de assimetria da informação, que motivam o presente pedido, são os valores sociais em jogo, justificando, portanto, a fiscalização pretendida”, justificou a procuradora Cláudia Fernanda de Oliveira Pereira.
“Ressalte-se que o MPC/DF não ignora a grave situação sanitária provocada pelo
COVID19, mas não é possível aceitar contratação que não atenda ao interesse da
sociedade e ao direito dos administrados”, acrescentou.
“Os serviços contratados são complexos e mereceriam maior detalhamento
como medida de transparência e visando resguardar a Administração”, justificou o deputado Leandro Grass no ofício encaminhado ao MPC-DF.
O TCDF determinou que o GDF tem cinco dias para apresentar explicações.
Transparência
Em nota encaminhada pela assessoria de imprensa, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal informou que o processo de dispensa de licitação 588/2020, foi publicado em 8 de abril de 2020 no Diário Oficial do DF (DODF), com prazo de validade até 13 de abril de 2020 e “devidamente anunciado também no site da secretaria e divulgado pela mídia”.
“Apenas uma empresa apresentou proposta. Após análise técnica e de preço a empresa foi declarada vencedora. A mesma não possui pendências junto aos órgãos controladores, de acordo com as exigências contratuais da SES”, diz o texto.
Coluna Eixo Capital publicada em 22 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni O Ministério…
Coluna Eixo Capital, publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni Um áudio…
Da Coluna Eixo Capital, por Pablo Giovanni (interino) Um relatório da Polícia Federal, que levou…
Texto de Pablo Giovanni publicado na coluna Eixo Capital nesta terça-feira (19/11) — O ministro…
Coluna publicada neste domingo (17/11) por Ana Maria Campos e Pablo Giovanni — A Polícia…