Kayo Magalhães/CB/D.A Press
Por Ana Maria Campos — O Superior Tribunal de Justiça (STJ) julga, hoje, ação rescisória ajuizada pelo GDF contra o MPDFT, com o objetivo de anular sentença que, confirmando decisão do TJDFT, determinou a desobstrução de áreas públicas localizadas no Lago Sul e Lago Norte que estiverem ocupadas por particulares. Entre os seus argumentos, o GDF alega que a ação do MPDFT não poderia ter sido ajuizada apenas contra a antiga Agência de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis), mas também contra o próprio Distrito Federal. A ação será julgada pela Primeira Seção do STJ.
—–
O reitor do Ceub, Rafael Lopes (E), declarou apoio a Everardo Gueiros como possível candidato à presidência da OAB-DF. A graduação em direito na instituição é apontada como uma das mais tradicionais da capital federal. Pauta recorrente em suas conversas, Gueiros destaca a necessidade de mais apoio da Ordem para os jovens advogados, principalmente para os profissionais que atuam nas regiões mais humildes e vivenciam uma realidade bem distante das grandes bancas. “Muitos colegas advogados desistem da carreira em virtude das dificuldades e da falta de apoio. A OAB deve olhar por esses profissionais”, destaca.
—–
Com a triste situação das queimadas no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, que colocam em risco não só a biodiversidade da savana mais rica do mundo, mas também a segurança hídrica do Brasil, a candidata a prefeita Professora Nislene, de Alto Paraíso-GO (PSB), e o candidato à reeleição Vilmar Kalunga, de Cavalcante-GO (PSB), municípios da região, lançaram, ontem, propostas de ações práticas integradas para preservação e desenvolvimento sustentável do bioma.
A decisão deles ocorre na véspera do Dia Nacional do Cerrado, comemorado hoje. A principal proposta de ambos é a criação de um consórcio intermunicipal para atuar em prol do Cerrado e da Chapada dos Veadeiros, reconhecida como Patrimônio Mundial Natural.
O objetivo é construir uma rede de apoio e defesa do bioma, integrada e articulada entre governos e sociedade civil, sendo convocadas candidaturas de toda a região a assumir os compromissos apresentados, caso sejam eleitos.
O projeto é de construção coletiva, coordenado pela Quero Você Eleita, startup de inovação política, e tem como propósito garantir o desenvolvimento econômico sustentável do bioma. Ao mesmo tempo, tem o propósito de prevenir os repetidos casos de queimadas descontroladas, desmatamentos ilegais e expansão desordenada na ocupação do solo.
—–
O longo período de seca no Distrito Federal cria a expectativa de que a chuva, quando chegar, será para valer, como geralmente ocorre na capital federal. E nem todas as regiões do Distrito Federal estão equipadas com tubulações adequadas para suportar o volume de água das chuvas. Para se preparar para possíveis riscos, o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) promoveu uma reunião com toda a equipe de infraestrutura do governo Ibaneis Rocha.
O procurador distrital dos Direitos do Cidadão, José Eduardo Sabo Paes, tem acompanhado as obras do Programa de Gestão de Águas e Drenagem Urbana do Distrito Federal (Drenar-DF), uma das principais linhas de ação para melhoria do sistema de drenagem de água na capital federal. “Precisamos nos antecipar e pensar na drenagem e no manejo da água nas áreas mais sensíveis, fora do Plano Piloto, como Vicente Pires, Arniqueiras, Sol Nascente, Sobradinho e Santa Maria, em especial, a avenida Alagados”, ressaltou Sabo.
> Monitoramento
O secretário adjunto de Governo, Valmir Lemos de Oliveira, reforçou que essa questão é prioridade para o Governo do Distrito Federal. Ele informou que foram monitoradas, aproximadamente, 200 áreas de risco.
—–
Uma nova aposta para candidatura a deputada distrital do PRD é a filiação de Lidia Peres, enfermeira obstétrica e uma das pioneiras na promoção de partos normais na capital. O presidente da legenda, Lucas Kontoyanis, conhecido pela habilidade em compor nominatas, celebrou a chegada da nova filiada. O partido tem, atualmente, um deputado distrital: Rogério Morro da Cruz.
—–
O deputado distrital Chico Vigilante (PT) disse, em reuniões políticas, que, se a deputada federal Érika Kokay (PT-DF) não concorrer ao Senado, em 2026, ele irá.
Coluna Eixo Capital publicada em 17 de dezembro de 2024, por Ana Maria Campos Preso…
Da Coluna Eixo Capital, por Ana Maria Campos O presidente do PSD Afro-DF, Ronaldo Silva,…
Da Coluna Eixo Capital, por Ana Maria Campos O governador Ibaneis Rocha (MDB) reuniu a…
Ao deixar a presidência do Tribunal de Contas da União (TCU), o ministro Bruno Dantas…
ANA MARIA CAMPOS O plenário do Senado aprovou nesta quinta-feira (12) a indicação de três…
ANA MARIA CAMPOS Em sessão do Tribunal de Contas do Distrito Federal, desta quinta-feira (11),…