O Superior Tribunal de Justiça (STJ) acatou pedido da Procuradoria-Geral do Distrito Federal (PGDF) e suspendeu a liminar que cancelava as eleições dos Conselhos Tutelares. Com a decisão judicial, o processo de escolha está garantido para este domingo (4/10). A votação ocorre das 9h às 17h.
O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) havia barrado o processo na última quinta-feira (1º/10), que acatou ação ajuizada pela Defensoria Pública — sob alegação de que houve irregularidades na segunda fase, de apresentação e de validação dos documentos dos concorrentes no pleito.
A decisão de quinta-feira representou a terceira suspensão da eleição dos conselheiros tutelares. Em julho, o Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) argumentou que não houve licitação para a escolha da empresa que realizaria o trâmite. O contrato entre o GDF e a Fundação Getúlio Vargas (FGV) custou R$ 9 milhões.
Em agosto, o processo foi retomado com autorização da própria Corte de contas. No mês passado, nova suspensão pelo TJDFT — a decisão foi revogada em 25 de setembro, menos de uma semana antes da nova parada.
Entre idas e vindas, haverá eleição. Ao todo, serão escolhidos 200 conselheiros e 400 suplentes.
Coluna Eixo Capital publicada em 22 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni O Ministério…
Coluna Eixo Capital, publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni Um áudio…
Da Coluna Eixo Capital, por Pablo Giovanni (interino) Um relatório da Polícia Federal, que levou…
Texto de Pablo Giovanni publicado na coluna Eixo Capital nesta terça-feira (19/11) — O ministro…
Coluna publicada neste domingo (17/11) por Ana Maria Campos e Pablo Giovanni — A Polícia…