POR ANA MARIA CAMPOS — A eleição para a direção do Conselho Federal da OAB no triênio 2025-2027 terá chapa única liderada pelo atual presidente, Beto Simonetti. Ele será o primeiro presidente reeleito da história da entidade nacional. Simonetti, candidato pela chapa OAB de Portas Abertas, tem como vice o advogado Felipe Sarmento, de Alagoas, e secretária-geral, Roseline Rabelo de Jesus Morais, de Sergipe. Christina Cordeiro dos Santos será secretária-geral adjunta. Ela é do Espírito Santo. A eleição será em fevereiro.
Tesoureiro
Ex-presidente da OAB-DF Délio Lins e Silva Júnior integra a chapa única liderada por Beto Simonetti e vai exercer o cargo de diretor-tesoureiro do Conselho Federal da Ordem.
Projeto de centro contra Lula
O governador ibaneis Rocha (MDB), em entrevista à revista Veja nesta semana, defendeu uma candidatura de centro para se contrapor à reeleição do presidente Lula. “Quero distância do Lula”, afirmou Ibaneis. O nome ideal, segundo ele, para enfrentar o petista seria o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). Mas o chefe do Executivo brasiliense sabe que esse projeto é bem difícil de se tornar realidade. Tarcísio tem sinalizado que não considera 2026 o melhor momento para disputar a Presidência e deve tentar sua reeleição.
“Ninguém ganha do Supremo”
Ibaneis disse na entrevista que, na avaliação dele, dificilmente o ex-presidente Jair Bolsonaro vai recuperar a elegibilidade para concorrer novamente à Presidência ou a qualquer cargo público em 2026. “Quem conhece um pouco de direito sabe que a situação não está boa para ele (Bolsonaro). Bater de frente não funciona. É possível ganhar no Supremo, mas do Supremo ninguém ganha”, afirmou Ibaneis.
Relação ruim
Como na entrevista que concedeu ao CB. Poder, em dezembro, o governador Ibaneis Rocha afirmou que mantém uma relação ruim com o presidente Lula. “Quando ele disse que eu era cúmplice do Bolsonaro no 8 de Janeiro, demonstrou que não quer ter nenhum tipo de relacionamento comigo. Foi uma fala infeliz”, disse Ibaneis à Veja.
Penas e condenações
Ibaneis também criticou o STF pelas penas concedidas aos condenados por participação no 8 de Janeiro. “Não tenho dúvida de que essas condenações que têm ocorrido, com penas de dezessete, dezoito anos, são extremadas. Na minha avaliação, as pessoas que estavam lá estavam insufladas pela turma da extrema-direita e não tinham intenção de dar um golpe de Estado”. Ele ainda disse acreditar que as investigações que envolvem o ajudante de ordens de Bolsonaro, Mauro Cid, que fez delação premiada, e a prisão do general da reserva Walter Braga Neto (foto), em uma trama golpista devem levar a condenações.
Vagas garantidas para autistas
O deputado Eduardo Pedrosa (União Brasil), presidente da Frente Parlamentar do Autismo da Câmara Legislativa, reforçou a importância de medidas concretas para a inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na rede pública de ensino do DF. Após repercussões sobre declarações da secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, que falou sobre o aumento de vagas para autistas, o parlamentar entrou em contato com ela para buscar esclarecimentos. Segundo Pedrosa, a secretária explicou que suas declarações foram retiradas de contexto e reafirmou o compromisso da pasta que chefia em atender a crescente demanda por matrículas de alunos com TEA, em conformidade com as normas vigentes. Hélvia também destacou que a secretaria está empenhada em dialogar com a Frente Parlamentar e avançar na regulamentação da Lei nº 7.621/2024 — Lei Fábio Rego Farias — de autoria do deputado, que assegura suporte educacional adequado para alunos atípicos e a valorização dos profissionais da educação.
Só Papos
“Sou um amante da democracia porque, na maioria das vezes, os amantes são mais apaixonados pela amante do que pelas mulheres” — Presidente Lula
“Lula diz ser amante da democracia. Hoje, ele enviou uma embaixadora brasileira para representá-lo na posse e reconhecer Maduro como presidente. Talvez a democracia relativa brasileira seja igual à da Venezuela” — Deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP)