Alan Santos/PR
Aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro estão num esforço concentrado para evitar a transferência dele para o Complexo Penitenciária da Papuda.
Depois da visita da senadora Damares Alves (Republicanos-DF) ao lado dos senadores Eduardo Girão (Novo-CE), Marcio Bittar (PL-AC) e Izalci Lucas (PL-DF), a Comissão de Direitos Humanos do Senado apresentou relatório sobre as condições do sistema prisional do DF: “A diligência evidenciou deficiências estruturais e procedimentais que comprometem a segurança e a dignidade humana no atendimento médico aos detentos da Papuda”.
Responsabilização
No relatório, os quatro senadores sustentam que “a manutenção de condenados em estabelecimentos prisionais inadequados e incondizentes com a sua condição de saúde peculiar pode representar uma livre e consciente assunção do risco morte e ensejar a adequada responsabilização”.
Quadro grave de saúde
Os senadores Damares Alves — presidente da Comissão de Direitos Humanos do Senado —, Izalci Lucas, Marcio Bittar e Eduardo Girão, todos aliados de Jair Bolsonaro, recomendam que o ex-presidente cumpra a pena imposta pelo Supremo Tribunal Federal (STF), de 27 anos e três meses, em regime domiciliar, devido à “gravidade de seu quadro de saúde”.
“É de se destacar que recentemente, em 16 de setembro de 2025, o ex-presidenteJair Messias Bolsonaro foi levado às pressas para o hospital pelos policiais penais que monitoram sua residência por conta de um episódio de vômito, crise forte de soluço e baixa pressão arterial”, registraram os senadores.
Coluna por Ana Dubeux — No combate contra a violência de gênero, a vice-governadora Celina…
Texto por Ana Dubeux publicado nesta sexta-feira (26/12) — O Ecad (Escritório Central de Arrecadação…
Coluna por Ana Dubeux — Odette Ernest Dias, que nos deixou ontem, desembarcou em Brasília…
Texto por Ana Dubeux — Em meio a um cenário de fortes tensões institucionais, avanço…
Coluna Eixo Capital, publicada em 24 de dezembro de 2025, por Ana Dubeux Depois de…
Coluna Eixo Capital de 23 de dezembro de 2025, por Ana Dubeux O filme sobre…