IMG_9812

Semana agitada pela corrida às filiações partidárias

Publicado em CB.Poder

Por SAMANTA SALLUM

Já em contagem regressiva pela disputa eleitoral em 2026, partidos no Distrito Federal promoveram filiações de peso nos últimos dias. O PSD oficializou ontem 200 novas adesões de representantes de todas as regiões administrativas. O PSB fez festa na Chácara das Flores, no setor habitacional Pôr do Sol, para a filiação do presidente da Associação dos Servidores do Judiciário, Fernando Freitas (foto abaixo) que sairá candidato a deputado distrital.

E o Republicanos ganhou o secretário da Casa Civil do DF, Gustavo Rocha, a deputada distrital Jane Klebia, entre outros.

“Arruda está convidado”, diz Paulo Octávio

O presidente do PSD/DF, Paulo Octávio, comemorou as novas filiações ao partido. E perguntado sobre a proximidade de Arruda, hoje no PL, com Gilberto Kassab (PSD) e a possibilidade de uma candidatura dele pela legenda no DF, disse à coluna: “Arruda está convidadíssimo para se filiar e sair a deputado federal”, ponderou. Nas adesões oficializadas ao PSD, ontem, estão a do ex-secretário de Obras do DF, Pitman,; do procurador federal aposentado Antonio Gomes;do ex-distrital Pedro do Ovo, entre outros.

Apoio a Ibaneis e Celina

Sobre a chapa majoritária ao GDF, Paulo Octavio disse que por enquanto uma coisa está certa: o apoio à candidatura de Celina Leão (PP) e Ibaneis Rocha (MDB). “No resto, acho prematura definição de chapa no DF. É preciso ainda aguardar o cenário nacional, que está muito conturbado. Mas é certo também que vamos apoiar para presidente Tarcísio de Freitas ou Ratinho Júnior”, destacou.

Sem extremos

Durante a reunião do PSD, na manhã de ontem,no Kubitschek Plaza Hotel, o deputado distrital Robério Negreiros destacou estar em “uma legenda que não tem os extremos” e classificou o PSD como “o partido da elegância”. No final da fala, em tom descontraído, pediu desculpas por ausências anteriores e justificou o atraso por ter levado as filhas adolescentes ao show de Kate Perry na noite de sexta.

Gustavo Rocha é saudado como vice em evento religioso

O secretário da Casa Civil do DF, Gustavo Rocha (Republicanos), participou da 13ª Assembleia Geral Ordinária da Convenção Nacional das Assembleias de Deus no Brasil, Ministério de Madureira (Conamad), em Brasília. Durante o evento, foi saudado pelo bispo Abner Ferreira como pré-candidato a vice-governador nas eleições de 2026. Este foi o primeiro compromisso público de Gustavo após a filiação ao Republicanos, ao lado do governador Ibaneis Rocha e da vice Celina Leão. No discurso, Gustavo cumprimentou as lideranças presentes, ressaltou a importância dos trabalhos sociais da igreja e destacou que a pauta voltada aos mais vulneráveis é prioridade na Casa Civil.

Vital do Rêgo anuncia compilado inédito de jurisprudência do TCU sobre o Sistema S

O presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Vital do Rêgo, anunciou durante o Encontro de Integridade e Transparência, promovido pelo Senac-DF, que pretende publicar até o fim de sua gestão um compilado inédito de jurisprudência sobre o Sistema S. O ministro explicou que o material reunirá, em um único manual, decisões e entendimentos do TCU sobre as entidades do Sistema S — que incluem Senac, Sesc, Senai, Sesi, Senat, Sest, Senar, Sescoop e Sebrae. “O compilado vai permitir que o gestor tenha tranquilidade para consultar as decisões aplicadas pelo TCU e seguir a normativa correspondente”, afirmou. Para o presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire, a medida fortalece a relação entre entidades e órgãos de controle.

Mandou bem

Hoje, 21 de setembro é o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência. Iniciativa do Senac/DF garante apoio à inserção de pessoas com deficiência ao mercado de trabalho. Oferece curso de capacitação e já garante, ao final, a contratação imediata com empresas parceiras do projeto. Por lei, elas devem destinar vagas específicas para esse segmento de profissionais. Um convênio foi assinado com a Secretaria de Pessoas com Deficiência do GDF.

Mandou mal

Auditoria recente do TCU identificou falhas nos serviços digitais do setor público federal ao acesso de pessoas com deficiência a portais e soluções on-line. De 288 setores avaliados, 88% tiveram nota abaixo de 5. O Tribunal pediu providências para que seja garantido o acesso.

Só Papos 

“Ele (Eduardo Bolsonaro) tem que obedecer porque os votos que ele tem são por causa do pai, não são por causa dele. Não acredito que brigue com o pai dele… Vai ajudar a matar o pai de vez? Porque o que o Bolsonaro está passando… Nossa Senhora”, Valdemar Costa Neto, presidente do PL

”Não abdiquei de tudo para trocar afagos mentirosos com víboras. Não lutei contra tiranos insanos para me sujeitar aos esquemas espúrios dos batedores de carteira da ocasião. Esse é o momento para resgatarmos a direita, não para a enfiarmos nas mãos sujas do aproveitador da ocasião”, Eduardo Bolsonaro.