ANA MARIA CAMPOS E PABLO GIOVANNI
Um dia depois de o governador Ibaneis Rocha (MDB) se declarar abertamente de direita, a esquerda no Distrito Federal se reuniu para traçar estratégias de disputa com unidade para as eleições de 2026 na capital do país.
Depois do encontro, o grupo divulgou a foto dos políticos de diferentes partidos que se reuniram nesta noite (02), com a legenda: “Se Ibaneis é de direita, o DF tem esquerda para bater de frente!”
O encontro, promovido pelo PT, com a participação do ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, foi uma oportunidade para dialogar sobre a conjuntura, as iniciativas do governo federal no DF e começar a pensar os rumos de 2026.
Padilha elogiou o trabalho da esquerda no DF que segue unida em defesa do governo Lula e prometeu apoiar uma frente na capital do país para as eleições de 2026.
Entre os presentes, o presidente do Iphan, Leandro Grass (PV), o presidente da ABDI, Ricardo Cappelli, a senadora Leila Barros (PDT-DF), a deputada federal Érika Kokay (PT-DF), o ex-senador Cristovam Buarque, presidente do Cidadania-DF, e os deputados distritais Gabriel Magno (PT), Max Maciel (PSol) e Fábio Félix (PSol).
O encontro foi realizado na casa do secretário Nacional de Justiça, Jean Uema, com a participação também dos presidentes de partidos aliados.