Coluna Eixo Capital
Por SAMANTA SALLUM
O ministro chefe da Casa Civil da Presidência da República, Rui Costa (PT), fará uma visita, em 1º de outubro, à Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). Ele apresentará um balanço de investimentos do governo federal na capital da República. Falará aos deputados distritais, a convidados e moradores do DF no plenário. A iniciativa do convite a um dos mais importantes assessores de Lula é do deputado Chico Vigilante (PT). Os distritais apoiaram a proposta, e a agenda foi confirmada pelo presidente da CLDF, Wellington Luís (MDB). Será uma oportunidade também para se fazer mais um apelo para que Lula conceda equiparação da polícia civil com a PF. Vale lembrar que o ex-governador da Bahia, comentou, no início de mandato de Lula, em 2023, que Brasília era uma “ilha da fantasia”.
Sebastião Coelho aumenta concorrência ao Senado
O desembargador aposentado Sebastião Coelho é mais um nome forte da direita bolsonarista no DF para concorrer ao Senado. Com quase 1 milhão de seguidores nas redes sociais, segue o estilo beligerante de Eduardo Bolsonaro. Em 2022, ele abriu mão do cargo de vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral do DF (TRE-DF) em um gesto de protesto contra a posse do ministro Alexandre de Moraes como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ainda naquela época, Coelho destacou que o ministro estava fazendo uma “declaração de guerra ao país” com suas medidas autoritárias no Supremo. Após se aposentar, Coelho passou a atuar como advogado, ganhando visibilidade ao defender réus envolvidos nos eventos do 8 de Janeiro de 2023.
Correndo por fora
A distrital Paula Belmonte (Cidadania) é apontada também como um nome forte para o Senado por ter chance de se eleger com o segundo voto dos eleitores. Enquanto os pesos pesados atraem o primeiro voto, ela pode ser muito favorecida pela segunda opção nesta eleição em que há duas vagas no DF.
Prorrogação da CPI
Foi oficializada ontem a prorrogação da CPI do Rio Melchior. Segue até dezembro. Laudos comprovaram contaminação, e a Caesb garante que vai tomar providências. Esta é a única CPI instalada na CLDF.
Cenário politico e empresarial no LIDERA 2025
O Sindicato do Comércio Atacadista do Distrito Federal (Sindiatacadista-DF) promove, entre 22 e 24 de outubro, o LIDERA — Encontro dos Líderes Regionais do Atacado Centro-Oeste 2025, que ocorre em Brasília. O evento reúne representantes de entidades do setor, especialistas e parceiros estratégicos para debater temas como comunicação institucional, cenário político, inteligência artificial aplicada às entidades de classe e tendências em logística. O objetivo é aproximar lideranças regionais, compartilhar experiências e construir soluções conjuntas para os desafios do atacado. A programação inclui palestras de nomes como João Henrique Hummel, Wagner Amaral e Altamiro Borges.
“Polarização política não faz bem ao ambiente de negócios”
Acho que o Brasil hoje tem uma geração de políticos nova, vamos falar geração de 70 80. E dos dois lados, tanto mais da centro- direita como da centro esquerda, temos governadores do Norte, do Nordeste que são pessoas muito boas como também do eixo Sul-Sudeste. Então, acho que nós temos a oportunidade de ouro de sairmos dessa polarização política, que não faz bem para o ambiente de negócios”, disse à coluna o presidente do Sindiatacadista-DF, Álvaro Júnior.
Enfrentamento ao tarifaço
Sobre o tarifaço de Trump, Álvaro avalia que está sendo possível destravar as negociações com as missões bilaterais dos empresários: “Com menos política e mais presença dos empresários brasileiros em tratativas com os seus correspondentes nos Estados Unidos já está ajudando a destravar e acreditamos que o ambiente vai melhorar”, disse.
Superintendente do SESILab será homenageada na CLDF
Por sua contribuição à ciência, tecnologia e inovação no Distrito Federal, a superintendente do SESILab, Cláudia Ramalho, será homenageada com uma Moção de Louvor durante sessão solene na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), na quarta-feira. A honraria ressalta o papel do SESILab na democratização e popularização da ciência. Prestes a completar três anos de funcionamento, a instituição se consolidou como um dos principais museus de ciência e tecnologia do Brasil, com reconhecimento nacional e internacional. Desde a inauguração, o espaço recebeu mais de 500 mil visitantes, entre eles, 122 mil estudantes, a maioria da rede pública de ensino.
Transformação social
“Esse reconhecimento é muito significativo para a nossa instituição. Conseguimos
impactar positivamente milhares de pessoas e fortalecer o papel da ciência como motor de transformação social”, destacou Cláudia Ramalho.
Câncer de Mama: uma rede de cuidados
O Correio Braziliense realiza, em 1º de outubro, a partir das 14h30, a terceira edição do evento Câncer de mama: uma rede de cuidados. O CB Debate ocorre no mês destinado a chamar a atenção para o diagnóstico precoce da doença, o Outubro Rosa. No Brasil, o caminho entre o diagnóstico e o tratamento ainda é marcado por desafios — como a demora na detecção da doença, o difícil acesso a serviços de saúde e a falta de apoio emocional às pacientes, principalmente nas regiões mais vulneráveis. Para debater esse cenário, o Correio reunirá especialistas.
A abertura do evento contará com a participação da vice-governadora Celina Leão. Entre as painelistas, Maria de Fátima Sousa, professora titular do departamento de Saúde Coletiva e superintendente do Hospital Universitário da Universidade de Brasília (HUB) e Anderson Silvestrini, oncologista e vice-presidente do Conselho Científico da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama). Link de inscrições: www.sympla.com.br/evento/cancer-de-mama-uma-rede-de-cuidados/3132595




