O governador Rodrigo Rollemberg exonerou o vice-governador Renato Santana do cargo de administrador regional de Vicente Pires e expôs a gravidade da crise na cúpula do Palácio do Buriti. A demissão foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal desta terça-feira (03/01). A saída de Santana do comando de uma das principais administrações regionais é mais uma demonstração da rixa entre o governador e o vice.
O clima já estava muito ruim e se deteriorou depois que Rollemberg decidiu reajustar as passagens de ônibus e de metrô. Renato Santana não poupou críticas ao chefe do Executivo por conta dos aumentos. O governador, que havia viajado de férias com a família, suspendeu o descanso e voltou ao Palácio do Buriti, para não deixar o vice à frente das negociações sobre o transporte público.
A guerra entre os dois foi declarada abertamente na época da abertura da CPI da Saúde, na Câmara Legislativa. A sindicalista Marli Rodrigues gravou uma conversa com o vice-governador, em que ele menciona um suposto esquema de propina no governo. O episódio gerou críticas mútuas e expôs o rompimento entre os aliados. Depois disso, Rollemberg exonerou cerca de 100 funcionários da vice-governadoria e demitiu o ouvidor do governo, Valdecir Medeiros, indicado por Santana.
O vice-governador reclama de não ter sido consultado nem avisado sobre as exonerações previamente. Na manhã desta terça-feira, Renato Santana se reuniu com o presidente regional do PSD, deputado federal Rogério Rosso, para discutir a situação política e os rumos da aliança com Rodrigo Rollemberg.
Com a exoneração, o presidente da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), Júlio Menegotto, assume interinamente a Administração Regional de Vicente Pires. Além de Renato Santana, Rollemberg exonerou ainda outras pessoas indicadas pelo vice-governador. As demissões ocorreram em Vicente Pires e também na Secretaria de Economia e Desenvolvimento Sustentável do Distrito Federal, comandada por Arthur Bernardes, do PSD.
Coluna Eixo Capital publicada em 22 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni O Ministério…
Coluna Eixo Capital, publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni Um áudio…
Da Coluna Eixo Capital, por Pablo Giovanni (interino) Um relatório da Polícia Federal, que levou…
Texto de Pablo Giovanni publicado na coluna Eixo Capital nesta terça-feira (19/11) — O ministro…
Coluna publicada neste domingo (17/11) por Ana Maria Campos e Pablo Giovanni — A Polícia…