A novela da formação das chapas tem um capítulo especial na escolha dos vices. Rodrigo Rollemberg (PSB) avalia a possibilidade de apostar em Eduardo Brandão (PV). A chance é grande, mas nada está fechado. Neste caso, a vaga vale ouro porque, se for eleito, Rollemberg pode deixar o governo antes do fim do mandato, nove meses antes, se quiser concorrer a novo cargo. Isso, claro, se as regras não forem alteradas até lá.
Mas o fato é que, como Rollemberg não poderá disputar novo mandato no Buriti, o vice ou a vice será um nome forte para a sua sucessão. Rollemberg certamente escolherá alguém de sua confiança e que seja discreto, para não fazer muita sombra à sua gestão. As duas últimas escolhas não foram bem-sucedidas. Com o vice-governador Renato Santana (PSD), a relação é péssima e o suplente ao Senado, Hélio José (Pros), também não é um aliado. Nos dois casos, Rollemberg deixou a indicação para partidos da coligação. Agora deve fazer diferente.
Mágoas difíceis de curar
Com a indefinição de Rogério Rosso (PSD), o grupo político de Rollemberg enviou sinais por meio de interlocutores sobre uma reaproximação. Mas Rosso não aceita conversar sem que haja uma demonstração pública de reconciliação entre o governador e o vice, Renato Santana, que chegou ao cargo por sua indicação.
O problema é que, depois que o vice-governador chamou Rollemberg de racista e bandido, foi implodida qualquer chance de pacificação. O grupo aceita fazer um gesto público em favor de Rosso, mas não quer conversa com o 02 do Buriti. Ele, por sua vez, também tem muitas mágoas.
Eixo Capital - À queima-roupa publicado em 19 de janeiro de 2025, por Ana Maria…
Coluna Eixo Capital publicada em 19 de janeiro de 2025, por Ana Maria Campos Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 18 de janeiro de 2024, por Ana Maria Campos A…
ANA MARIA CAMPOS Morreu nesta manhã (17), o desembargador aposentado Edson Alfredo Martins Smaniotto, do…
ANA MARIA CAMPOS O secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, anunciou que não haverá…
POR ANA MARIA CAMPOS — Confira entrevista com Ibrahim Yusef, presidente do Sindicato dos servidores públicos…