01/01/2019. Crédito: Arthur Menescal/Esp.CB/DA.Press.
Foi publicada no Diário Oficial da Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (30/07) a convocação oficial do ex-governador Rodrigo Rollemberg (PSB), para assumir o mandato de deputado federal. Ele vai substituir Gilvan Máximo (Republicanos-DF), que deixa o mandato por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).
A convocação de Rollemberg decorre do Ato da Mesa nº 209, de 29 de julho de 2025, que declarou a perda de mandato de sete parlamentares — inclusive Gilvan Máximo — em virtude da decisão do STF relacionada às chamadas sobras eleitorais das eleições de 2022.
A mudança é consequência direta do julgamento das Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADIs) nº 7.228 e 7.263, no qual o STF declarou inconstitucional a exigência de que partidos e federações atingissem 80% do quociente eleitoral para participar da distribuição das vagas remanescentes. Em março de 2025, a Corte determinou efeitos retroativos à decisão, alterando a composição da Câmara.
Com a nova decisão, sete parlamentares perdem seus mandatos e são convocados os suplentes que, com a nova regra, passam a ter direito às cadeiras.
Coluna por Ana Dubeux — No combate contra a violência de gênero, a vice-governadora Celina…
Texto por Ana Dubeux publicado nesta sexta-feira (26/12) — O Ecad (Escritório Central de Arrecadação…
Coluna por Ana Dubeux — Odette Ernest Dias, que nos deixou ontem, desembarcou em Brasília…
Texto por Ana Dubeux — Em meio a um cenário de fortes tensões institucionais, avanço…
Coluna Eixo Capital, publicada em 24 de dezembro de 2025, por Ana Dubeux Depois de…
Coluna Eixo Capital de 23 de dezembro de 2025, por Ana Dubeux O filme sobre…