Governador Rodrigo Rollemberg na luta pelas comissões - supersalários
Rollemberg Crédito: André Violatti Governador Rodrigo Rollemberg na luta pelas comissões - supersalários

Rollemberg afina a estratégia para emplacar aliados em comissões

Publicado em CB.Poder

Além de tentar esvaziar a reunião de parlamentares realizada na casa do deputado federal Izalci (PSDB), o encontro marcado pelo governador Rodrigo Rollemberg com distritais da base aliada na manhã de ontem tinha outro motivo. O chefe do Executivo está empenhado em organizar a linha de frente na batalha pelo comando das comissões da Câmara Legislativa. Depois da dura derrota sofrida com a eleição de Joe Valle (PDT), Rollemberg quer minar rivais do controle de colegiados estratégicos, como a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Além de mostrar os números do último relatório fiscal do GDF, o governador ouviu os aliados sobre seus planos para as comissões.

 

Lei de Uso e Ocupação do Solo motiva briga pelo comando de colegiado

Arquirrival de Rollemberg, Celina Leão (PPS) quer a CCJ, mas aliados do governador tentam convencer o pedetista Reginaldo Veras a concorrer ao posto. Os governistas dizem ter votos para colocar Reginaldo na presidência do colegiado, caso o distrital aceite a vaga. Ele diz que, primeiro, vai consultar o bloco e o partido. Há pressão de todos os lados. Telma Rufino (Pros) tem telefonado para colegas, pedindo votos para comandar a Comissão de Assuntos Fundiários (CAF). O colegiado é considerado estratégico, já que a Lei de Uso e Ocupação do Solo (Luos) será debatida este ano. O grupo que elegeu Joe Valle tenta emplacar Cristiano Araújo (PSD) no cargo. Ainda na oposição, Rafael Prudente (PMDB) é o nome para a Comissão de Economia, Orçamento e Finanças.

 

“Gesto de grandeza”

Parlamentares e aliados tentaram demover Rollemberg da ideia de marcar uma reunião com a base no mesmo horário do encontro na casa de Izalci. O senador Cristovam Buarque (PPS) ligou para o governador na tarde de segunda-feira e pediu “um gesto de grandeza”. Cristovam até convidou Rollemberg para participar do café da manhã, mas o chefe do Executivo manteve a reunião com seus aliados no mesmo horário. Pesou na decisão do governador declarações públicas de Izalci de que Brasília enfrentaria um “desgoverno”. O tucano é pré-candidato ao Palácio do Buriti.