Por Ana Maria Campos — A denúncia de uso clandestino do Vigia, sistema de monitoramento de suspeitos de crimes, usado pela Polícia Civil do DF, chegou ao Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) por meio de e-mails apócrifos. Assim que o escândalo envolvendo o ex-delegado-geral da Polícia Civil Robson Cândido veio à tona, no afastamento dele da direção-geral em decorrência do boletim de ocorrência registrado por uma ex-namorada do ex-diretor e da mulher dele, as mensagens chegaram aos canais de denúncia do MPDFT.
E-mails podem ter partido de policiais
Os textos sugerem que foram delegadas, agentes e também policiais do sexo masculino, que não aceitaram a situação de uso da estrutura da Polícia Civil do DF num caso de relacionamento pessoal e de violência psicológica contra uma mulher. Os promotores de Justiça iniciaram a investigação e a própria Dipo (Divisão de Inteligência Policial) da PCDF confirmou que o número de telefone da ex-namorada de Robson Cândido havia sido incluído no sistema, em inquérito que apurava a atuação de dois traficantes. Não houve acobertamento. A 2ª Vara de Entorpecentes deu autorização ao delegado Thiago Peralva, então chefe da 19ª DP, de Ceilândia, para que monitorasse possíveis interlocutores dos traficantes. Foi um voto de confiança para facilitar a investigação criminal. Mas ao responder questões da investigações a Justiça apontou que a moça monitorada não tinha nenhuma relação com o inquérito por tráfico de drogas.
GPS
Nos e-mails anônimos, há relatos também de que a ex-namorada de Robson Cândido era monitorada por meio de um GPS instalado no carro dela, para acompanhar a rotina da jovem de 25 anos. O equipamento, no entanto, não foi localizado.
Espionagem
Segundo os investigadores, a crise na Polícia Civil pode ser o início de um escândalo maior, uma repetição da espionagem que teria sido praticada por agentes da ABIN (Agência Brasileira de Inteligência) e que vieram à tona, em 20 de outubro, durante a deflagração da Operação Última Milha, autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF, que levou à prisão de dois agentes da ABIN. Segundo especialistas, o sistema Vigia tem a mesma finalidade do sistema First Mile, que foi utilizado no caso da ABIN. A proprietária dos dois softwares é a empresa israelense Cognyte, antiga Suntech. O FirstMile é um sistema que permite monitorar a localização dos alvos a partir do GPS dos celulares. O recurso não grampeia o conteúdo de conversas ou mensagens, mas mostra o histórico de uso dos aparelhos e a localização da pessoa. Quando a operada Vigia foi deflagrada, no último sábado, a Divisão de Comunicação da Polícia Civil informou que a corporação não tem contrato com a Cognyte.
————————-
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, aprovou ontem o texto-base da PEC 45/2019, a Reforma Tributária. O texto segue para análise no plenário, onde há previsão na pauta para hoje. Na visão do senador Izalci Lucas (PSDB-DF), o projeto não deverá ser aprovado. “Para a aprovação de amanhã (hoje) em plenário, são necessários 49 votos. Não sei se o governo tem este número”, explicou ele, que tem feito apelo aos colegas para “votarem com base nos cálculos e possíveis prejuízos aos contribuintes”. E acrescenta: “Da forma que está, será o maior IVA do mundo. E o Brasil tem essa pretensão nessas questões que não são boas, de ser o primeiro lugar”.
————————-
O diretor do Detran, Takane Nascimento, divulgou um balanço dos primeiros 120 dias de seu trabalho, destacando conquistas. Ele conseguiu agilizar a emissão de mais de 30 mil carteiras de motorista, eliminando a fila de espera para esse serviço. Além disso, a Ouvidoria teve um alto índice de resolução de demandas, e o Programa Detran nas Escolas foi expandido para fornecer educação de trânsito aos alunos da rede pública. No evento, Takane anunciou melhorias para os servidores, incluindo a aquisição de equipamentos como 100 tasers, 300 algemas, 40 boroscópios (aparelhos com câmera e sonda para uso nas inspeções veiculares) e 40 bafômetros, que ajudarão os agentes em suas atividades. Além disso, houve a equiparação do auxílio-alimentação, gratificações, estabelecimento da tão esperada escala de trabalho 12×60 e autorização para reforma das unidades do Detran.
————————-
Pela primeira vez, a Pdad (Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios), iniciada ontem pelo Instituto de Pesquisas
(IPEDF), vai levantar informações sobre a relação dos cidadãos com seus pets. O levantamento que é feito a cada dois anos traz essa novidade. Sinal de que os animais de estimação cada vez mais integram as famílias.
————————-
“O Enem voltou a ter crescimento no número de inscritos e as mulheres são a maioria. As escolas estão preparadas para receber nossos jovens para a prova. Tudo isso faz parte do trabalho do governo federal de valorização da educação”
Presidente Lula
—–
“Além de tentar mais uma vez vilanizar o agro, o governo Lula 3, em seu primeiro Enem, dá uma aula sobre como formular mal uma pergunta, sem rigor conceitual ou factual. Conteúdo claudicante, além de ideologizado. Lamentável. Um desserviço à educação”
Senadora Tereza Cristina (PP-MS), ex-ministra da Agricultura
Coluna Eixo Capital, publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni Um áudio…
Da Coluna Eixo Capital, por Pablo Giovanni (interino) Um relatório da Polícia Federal, que levou…
Texto de Pablo Giovanni publicado na coluna Eixo Capital nesta terça-feira (19/11) — O ministro…
Coluna publicada neste domingo (17/11) por Ana Maria Campos e Pablo Giovanni — A Polícia…
ANA MARIA CAMPOS O colegiado da Comissão Eleitoral da OAB se reuniu na noite desta…