Da Coluna Eixo Capital, por Ana Maria Campos
Faltam três meses para o fim do governo Ibaneis Rocha (MDB). Até 4 de abril, ele se desincompatibilizará para disputar as eleições de outubro, deixando o cargo para a vice, Celina Leão (PP). Saem também alguns dos principais integrantes do primeiro escalão. É o caso dos secretários Gustavo Rocha (Casa Civil), José Humberto Pires (Governo), Hélvia Paranaguá (Educação), Sandro Avelar (Segurança Pública), Ana Paula Marra (Desenvolvimento Social), Rodrigo Delmasso (Família), André Kubitschek (Juventude) e Cristiano Araújo (Turismo), além de outros nomes. É claro que a gestão de Celina será uma continuação do mandato atual e Ibaneis deverá manter a influência nas decisões. Mas a reta final deve incentivar o governador a acelerar entregas, resultados e inaugurações que deverão constar em sua prestação de contas na campanha eleitoral.
Pesquisas devem ser registradas
Desde o primeiro dia do ano, todas as pesquisas de opinião pública relativas a candidaturas para as eleições à Presidência, Governo, Senado, Câmara dos Deputados, Assembleias Legislativas e Câmara Legislativa devem ser registradas na Justiça Eleitoral, mesmo que sejam para consumo interno. A exigência consta no artigo 33 da Lei das Eleições.
Atraso desmentido
O Governo do Distrito Federal (GDF) esclareceu que não procede a informação que circula nas redes sociais sobre um suposto atraso no pagamento dos salários dos servidores públicos. Segundo o Executivo, essa é uma fake news que tem criado insegurança entre os trabalhadores.
“É uma fake news clara com intuito de gerar pânico entre os servidores públicos do DF”, afirma o secretário de Comunicação, Weligton Moraes. O GDF sustenta que a folha de pagamento foi integralmente empenhada na noite e a Secretaria de Economia efetuará o pagamento em 5 de janeiro, primeiro dia útil do ano, enquanto os demais órgãos seguirão o cronograma habitual, com depósitos realizados até o quinto dia útil do mês.
Duas refeições por dia
A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) articula a formalização de um convênio entre a Marinha do Brasil e a Polícia Militar do Distrito Federal para viabilizar uma troca de experiências em programas de segundo turno escolar promovido pelas duas instituições. Os primeiros passos para viabilizar esse encontro institucional foram tomados em reunião na sede da Marinha, em Brasília, na última semana, com a presença de representantes da própria Força, da PMDF, da Secretaria de Educação do DF e de Damares. A ideia é que crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social participem de atividades esportivas no turno contrário ao da escola e recebam, no mínimo, duas refeições ao longo do dia.
Troca de senador no PL do Rio
Em seu primeiro discurso no plenário, o senador Bruno Bonetti (PL-RJ) criticou o governo Lula e afirmou que sua atuação será focada na correção de injustiças e na busca do equilíbrio institucional do país. Também sinalizou seu apoio à família Bolsonaro nas eleições de 2026. Bometti tomou posse no Senado Federal como suplente durante a licença do senador Romário. Presidente municipal do Partido Liberal no Rio de Janeiro, Bonetti comanda o partido no reduto da família Bolsonaro. Ao pedir licença do partido, Romário justificou que havia um acordo no partido para que Bonetti assumisse temporário o mandato.
Decisão inédita: Justiça autoriza que empregado grave perícia em processo contra empresa
O Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região garantiu uma vitória importante a um trabalhador ao autorizar a gravação em vídeo e áudio da perícia técnica em um processo trabalhista contra a União Química Farmacêutica Nacional S.A. A decisão foi assinada pelo desembargador Grijalbo Fernandes Coutinho e reforça o direito do trabalhador à transparência e à ampla defesa durante o andamento do processo. O Tribunal entendeu que não há motivo razoável para proibir a gravação, desde que sejam respeitados cuidados com a imagem e os dados das pessoas envolvidas. “A medida é vista como um avanço na garantia de mais clareza, segurança e equilíbrio entre as partes, além de reforçar a transparência dos atos da Justiça do Trabalho”, explica o advogado do caso, Marcelo Lucas.
Pedido de providências
O deputado distrital Ricardo Vale (PT) tornou-se um dos principais defensores da proteção aos animais, ao lado dos colegas Daniel Donizet (MDB) e Robério Negreiros (PSD). Vice-presidente da Câmara Legislativa, Vale encaminhou demanda ao governo para que tome providências para a falta de profissionais e insumos no Hospital Veterinário de Brasília. A unidade precisa de ajuda!
TCDF cobra solução para falhas estruturais no Hmib
O Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) determinou que a Secretaria de Saúde do DF (SES/DF) apresente esclarecimentos e medidas concretas para corrigir falhas estruturais no Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib), após um alagamento ocorrido em 19 de outubro, que expôs profissionais de saúde e pacientes em situação de vulnerabilidade a riscos. Na ocasião, uma forte chuva provocou a entrada de água em áreas internas da unidade e goteiras no teto. A decisão foi tomada na última sessão plenária da Corte, de 2025.
Aos leitores
Desejo que 2026 seja justo, camarada, carinhoso, companheiro, amoroso, realizador, exemplo de boas lições, paciente, presente e marcante de momentos de alegria.

