Reguffe pede apoio de Queiroga para sanção de projeto

Compartilhe
Eixo Capital – Por Ana Maria Campos

O senador José Antônio Reguffe (Podemos-DF) esteve ontem com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, para tratar de dois assuntos da área de saúde: um pedido de sanção para seu projeto, aprovado pelo Congresso, que facilita o acesso dos pacientes à quimioterapia em casa. Depende apenas do presidente Jair Bolsonaro a liberação para que planos de saúde arquem com os tratamentos para pacientes com câncer por via oral, em vez de aplicação intravenosa nos hospitais.

Benefícios para pacientes

A medida é defendida por médicos como o conceituado oncologista Fernando Maluf. Mais de 70% dos medicamentos para câncer podem ser aplicados oralmente, o que livra o doente de ter de internação. Uma bênção, especialmente em tempos de pandemia. “Projeto do senhor é um projeto meritório. Naturalmente, carece de uma análise técnica, mas vamos trabalhar para que o benefício previsto no seu projeto possa chegar a cada um dos beneficiários da saúde suplementar que precisam de quimioterapia oral”, disse Queiroga. Hoje apenas medicamentos autorizados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) são custeados pelos planos de saúde, mesmo com o aval da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Pedido por mais vacinas

Reguffe também conversou com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, sobre a ampliação no número de doses de vacina contra covid-19 para o DF. O pedido já havia sido feito quando o ministro prestou depoimento na CPI da Covid. O senador apresentou um estudo oficial do IBGE que mostra o crescimento da população do DF. Brasília passou a ser a 3ª cidade do Brasil com 3,05 milhões de habitantes. Esse pedido também foi feito pelo governador Ibaneis Rocha (MDB) — que até ingressou no STF com Mandado de Segurança— e pelo chefe da força-tarefa do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) de combate à covid, José Eduardo Sabo Paes.

Vacinas para servidores federais

O Ministério da Saúde contabilizou como prioritários 6.753 profissionais do grupo de Força de Segurança e Salvamento. Mas a lista de vacinados chegou a 31.800, sendo muitos funcionários do governo federal, como 904 policiais rodoviários federais, 2.576 policiais lotados na Superintendência da Polícia Federal em Brasília e 1.126 funcionários do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Promessa é dívida

Na reunião com Reguffe ontem, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, garantiu: “Até setembro, todos os maiores de 18 anos estarão vacinados com a primeira dose e 50% com a segunda dose”.

Pedido será avaliado

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, prometeu a Reguffe avaliar pedido de ampliação da proporção do número de vacinas para a população do DF, com base em estudo oficial do IBGE. “Vou encaminhar para a área técnica”, garantiu.

A pergunta que não quer calar….
Sem agendamento, a vacinação contra covid-19 vai deslanchar no DF?

Enquanto isso…
Na sala de Justiça

O procurador do Distrito Federal Renato Guanabara Leal foi promovido a subprocurador-geral do DF por merecimento. Ele entra no lugar de Cassimiro Marques de Oliveira, que se aposentou. O ato foi publicado no Diário Oficial do DF de quinta-feira. Leal também é desembargador do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal e Presidente da Associação dos Procuradores do Distrito Federal.

Dois deputados do DF usam apartamento funcional

Levantamento na Câmara mostra que dois dos oito deputados federais do Distrito Federal fazem uso de apartamento funcional. O deputado Júlio César Ribeiro (Republicanos-DF) se mudou para o imóvel em março de 2019. Professor Israel Batista (PV-DF) passou a ocupar um apartamento da Câmara em setembro daquele ano. Os demais parlamentares moram em imóveis próprios.

Maior equipe

O deputado Júlio César é o que mantém mais assessores no gabinete. Neste ano, ele teve 33 pessoas na equipe, sendo que 25 estão atualmente na ativa. A deputada Érika Kokay (PT-DF) tem 24. Com Celina Leão (PP-DF), passaram 38 pessoas neste ano. Hoje há 21 ativos.

Mandou bem

O Instituto Butantan entregou ao Ministério da Saúde quase 59 milhões de doses da vacina contra a covid-19 para imunização dos brasileiros. A promessa é de que até 31 de agosto serão 100 milhões de doses entregues.

Mandou mal

Reportagem do Estadão revela que o ministro da Defesa, Walter Braga Netto, mandou recado, por meio de interlocutores, de que sem voto auditável — leia-se impresso — não haverá eleições em 2022.

Assinatura do vice

O vice-governador Paco Britto (Avante) se despediu ontem do Palácio do Buriti. Duas importantes ações ficaram com a sua assinatura: decreto que isenta 81 remédios do Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços (ICMS) e envio à Câmara Legislativa do projeto de lei que concede isenção e remissão do pagamento do preço público para quiosques, trailers e bancas de revistas, pela ocupação ou uso de área pública do Distrito Federal.

Só papos

“Os deputados Bia Kicis e Eduardo Bolsonaro reúnem-se com deputada alemã, neta de um ministro de Adolf Hitler, integrante de partido de extrema-direita ligado a neonazismo, antissemitismo e xenofobia. Os fatos estão à disposição para quem não quiser ignorá-los”

Procurador regional da República Wellington Saraiva

“A deputada Beatrix von Storch é uma parlamentar conservadora, que denuncia política de imigração na Alemanha e ataques às liberdades individuais, como a liberdade de expressão. Nada desabona sua conduta, por tudo que pesquisei. É a mesma narrativa contra conservadores aqui e no mundo”

Deputada Bia Kicis (PSL-DF)

Alexandre de Paula

Posts recentes

  • Eixo Capital
  • GDF

Sociedade quer mais mulheres no Superior Tribunal de Justiça

Por Ana Dubeux — Vinte e três coletivos e associações representativas da sociedade civil e…

7 horas atrás
  • Eixo Capital

Cristiane Damasceno anuncia saída do grupo do presidente da OAB-DF

Por Ana Maria Campos — Os aliados do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil…

4 dias atrás
  • Eixo Capital

Poder de investigação do MP em debate no STF

Por Ana Maria Campos — Mais uma vez o tema será apreciado pelo Supremo Tribunal Federal…

5 dias atrás
  • Eixo Capital

O que você faria se recebesse em casa uma caixa de cerveja e R$ 50 mil?

Por Ana Maria Campos — Auditor fiscal de carreira do Distrito Federal, o secretário de…

6 dias atrás
  • CB.Poder

TJDFT sob nova direção para o biênio 2024-2026

Por Ana Maria Campos — Especialista em direito penal, o desembargador Waldir Leôncio Júnior tomou posse,…

1 semana atrás
  • Eixo Capital
  • GDF
  • Notícias

Ibaneis marca território e sai na frente da concorrência ao anunciar candidatura ao Senado

Por Ana Maria Campos — O anúncio da pré-candidatura de Ibaneis Rocha (MDB) ao Senado…

2 semanas atrás