Por Ana Maria Campos — Na variação nominal das receitas do Distrito Federal, houve um aumento de 15% comparado ao mesmo período do ano passado. A Secretaria de Fazenda considera que, nas despesas com pessoal, houve uma variação de 34%, comparada a 2023, que se deve ao aumento nos salários e às contratações feitas pelo governo a fim de melhorar os serviços públicos entregues à população. As receitas realizadas, de janeiro a abril, foram de R$ 11,3 bi. Desse montante, as receitas tributárias responderam por R$ 7,9 bi, sendo que o ICMS foi responsável pelo equivalente a 45% da arrecadação. Dentre as despesas liquidadas, os gastos com pessoal e encargos sociais corresponderam a 54% das despesas do primeiro quadrimestre. Os dados foram apresentados em audiência pública da Comissão de Economia, Orçamento e Finanças (CEOF) da Câmara Legislativa, pelo assessor especial da subsecretaria de Contabilidade, José Luiz Barreto.
O Dia do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, será celebrado com uma grande ação, que envolve exposições, palestras, feira de adoção de pets e uma grande ação educativa, com foco na prevenção de nosso planeta. O projeto Conexão Ambiental será realizado, de 6 a 9 de junho, no estacionamento 12 do Parque da Cidade. O evento é uma parceria do Instituto Incubadora com a Secretaria de Meio Ambiente. Tudo de graça!
Por iniciativa do deputado Ricardo Vale (PT), será comemorado, em 20 de junho, no Distrito Federal, o Dia da Advocacia Trabalhista. Além de instituir a data comemorativa, o projeto de Lei nº 811/2023, aprovado pela Câmara Legislativa nesta terça-feira (28), inclui a comemoração no Calendário Oficial de Eventos do DF.
Os cidadãos que passaram pela Rodoviária do Plano Piloto puderam conhecer a campanha “Violência contra a mulher não é normal — abra os olhos, sua atitude pode mudar o final”. Um estande foi montado na plataforma inferior, perto das escadas rolantes. Integrantes do MPDFT panfletaram material e apresentaram a campanha à população. A Ouvidoria das Mulheres do MPDFT fez atendimentos ao público. A campanha é uma iniciativa da Comissão de Prevenção e Combate ao Feminicídio do Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) em parceria com o grupo de rap Tribo da Periferia, que compôs música e produziu um videoclipe inédito. O objetivo é conscientizar para o alto número de ocorrências de violência contra a mulher e feminicídio.
O Distrito Federal foi líder, em 2023, nos transplantes de rim, fígado, coração e medula óssea — considerando-se a taxa de transplantes por milhão de habitantes. Com 121 transplantes de fígado realizados em Brasília no último ano, quantidade que vem aumentando desde 2019, a taxa do DF é de 43,3. O número é quase quatro vezes maior que a média nacional, de 11,6.
Coluna Eixo Capital, publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni Um áudio…
Da Coluna Eixo Capital, por Pablo Giovanni (interino) Um relatório da Polícia Federal, que levou…
Texto de Pablo Giovanni publicado na coluna Eixo Capital nesta terça-feira (19/11) — O ministro…
Coluna publicada neste domingo (17/11) por Ana Maria Campos e Pablo Giovanni — A Polícia…
ANA MARIA CAMPOS O colegiado da Comissão Eleitoral da OAB se reuniu na noite desta…