Por Ana Maria Campos — Na variação nominal das receitas do Distrito Federal, houve um aumento de 15% comparado ao mesmo período do ano passado. A Secretaria de Fazenda considera que, nas despesas com pessoal, houve uma variação de 34%, comparada a 2023, que se deve ao aumento nos salários e às contratações feitas pelo governo a fim de melhorar os serviços públicos entregues à população. As receitas realizadas, de janeiro a abril, foram de R$ 11,3 bi. Desse montante, as receitas tributárias responderam por R$ 7,9 bi, sendo que o ICMS foi responsável pelo equivalente a 45% da arrecadação. Dentre as despesas liquidadas, os gastos com pessoal e encargos sociais corresponderam a 54% das despesas do primeiro quadrimestre. Os dados foram apresentados em audiência pública da Comissão de Economia, Orçamento e Finanças (CEOF) da Câmara Legislativa, pelo assessor especial da subsecretaria de Contabilidade, José Luiz Barreto.
Meio ambiente
O Dia do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, será celebrado com uma grande ação, que envolve exposições, palestras, feira de adoção de pets e uma grande ação educativa, com foco na prevenção de nosso planeta. O projeto Conexão Ambiental será realizado, de 6 a 9 de junho, no estacionamento 12 do Parque da Cidade. O evento é uma parceria do Instituto Incubadora com a Secretaria de Meio Ambiente. Tudo de graça!
Dia da Advocacia Trabalhista
Por iniciativa do deputado Ricardo Vale (PT), será comemorado, em 20 de junho, no Distrito Federal, o Dia da Advocacia Trabalhista. Além de instituir a data comemorativa, o projeto de Lei nº 811/2023, aprovado pela Câmara Legislativa nesta terça-feira (28), inclui a comemoração no Calendário Oficial de Eventos do DF.
Panfletagem contra o feminicídio
Os cidadãos que passaram pela Rodoviária do Plano Piloto puderam conhecer a campanha “Violência contra a mulher não é normal — abra os olhos, sua atitude pode mudar o final”. Um estande foi montado na plataforma inferior, perto das escadas rolantes. Integrantes do MPDFT panfletaram material e apresentaram a campanha à população. A Ouvidoria das Mulheres do MPDFT fez atendimentos ao público. A campanha é uma iniciativa da Comissão de Prevenção e Combate ao Feminicídio do Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) em parceria com o grupo de rap Tribo da Periferia, que compôs música e produziu um videoclipe inédito. O objetivo é conscientizar para o alto número de ocorrências de violência contra a mulher e feminicídio.
DF campeão
O Distrito Federal foi líder, em 2023, nos transplantes de rim, fígado, coração e medula óssea — considerando-se a taxa de transplantes por milhão de habitantes. Com 121 transplantes de fígado realizados em Brasília no último ano, quantidade que vem aumentando desde 2019, a taxa do DF é de 43,3. O número é quase quatro vezes maior que a média nacional, de 11,6.