page Minervino Júnior/CB e Câmara dos Deputados

Ranking dos Políticos premiará parlamentares defensores das bandeiras da direita

Publicado em Eixo Capital

Por Ana Maria Campos — No fim do primeiro ano de mandato desta legislatura, um prêmio para os parlamentares que se destacaram no papel de defensores das bandeiras da direita será entregue na próxima semana. É o Ranking dos Políticos. Com um viés mais de oposição ao governo Lula, a entidade preparou uma lista com os melhores de 2023, que é liderada pelo senador Efraim Filho (União-PB) e pela deputada Adriana Ventura (Novo-SP).

Conselho de leis

As decisões sobre critérios de avaliações passam por um conselho de leis, que tem como integrantes, por exemplo, o ex-senador Cristovam Buarque, o ex-presidente do Banco Central Gustavo Franco, o ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles, a ex-presidente do STF Ellen Gracie, o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta e a ex-ministra da Administração Federal Cláudia Costin, entre outros. A premiação será feita em solenidade na próxima quarta-feira no Centro Internacional de Convenções do Brasil.

No DF

Na bancada do Distrito Federal, foram bem ranqueados o senador Izalci Lucas (PSDB), a senadora Damares Alves (Republicanos) e os deputados federais Bia Kicis (PL) e Fred Linhares (Republicanos). Todos de oposição a Lula.

Pontuações

Na avaliação dos melhores parlamentares do Ranking dos Políticos contaram posições em votações relevantes deste ano. Orientação favorável em matérias como a reforma tributária, a desoneração da folha de pagamentos, vetada pelo presidente Lula, e suspensão do decreto de mudanças no Marco do Saneamento Básico contaram pontos. Assim como votos contrários em projetos como arcabouço fiscal, fake news, minirreforma eleitoral e o monopólio
dos Correios.

Homenagem ao ícone da oposição

Na solenidade de premiações do Ranking dos Políticos, o ex-deputado federal Deltan Dallagnol (PR) será homenageado pela conduta em sua breve passagem pelo Congresso. Deltan tomou posse em fevereiro como o deputado federal mais votado do Paraná e teve o mandato cassado pela Justiça Eleitoral em maio. Hoje, mesmo fora do Congresso, é a estrela da direita.

Kokay premiada no Legisla Brasil

O Legisla Brasil promoveu ontem, no Brasília Palace Hotel, a cerimônia de premiação dos deputados federais classificados como “cinco estrelas”. Dos 53 nomes iniciais, 16 receberam prêmios. Erika Kokay (PT) foi premiada como a melhor deputada do seu partido. No quesito “Produção Legislativa”, que avalia a presença e projetos apresentados, Kokay recebeu a nota 8.3, índice bem maior do que a média do DF (6.5) e do que a média nacional (4.3).

Cinco estrelas

Entre os deputados “cinco estrelas” avaliados dentro dos critérios da entidade, há, além de Érika Kokay (PT), outros três parlamentares do Distrito Federal entre os 47 que receberam essa pontuação. São eles: Alberto Fraga (PL), Fred Linhares (Republicanos) e Professor Paulo Fernando (Republicanos). Sinal de que, neste caso, o critério de avaliação não leva em conta ideologia política.

Mais respeito para vítimas de violência doméstica

Um avanço na Lei Maria da Penha depende agora da sanção do presidente Lula: a Câmara dos Deputados aprovou ontem projeto, de autoria do senador Fabiano Contarato (PT-ES), que altera a legislação para determinar sigilo em processos de crimes praticados no contexto de violência doméstica e familiar contra as mulheres. A proposta já havia sido aprovada no Senado Federal e agora segue para avaliação presidencial. Na legislação atual, o segredo de Justiça depende da avaliação do juiz, com algumas exceções estabelecidas em lei. Com a proposta, o nome do agressor e alguns dados processuais poderão ser divulgados, mas os dados da vítima deverão ser preservados em sigilo.