ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL
PT, PV, PCdoB, PDT e Rede, que integram a oposição no DF, apresentaram notícia de fato ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) para que a Procuradoria-Geral da República abra investigação sobre eventual envolvimento de Ibaneis Rocha (MDB) em fraudes sob investigação da Polícia Federal (PF) nas operações do BRB com Banco Master.
Os partidos também pediram que seja decretado o afastamento do governador do DF.
Em seguida, representantes desses partidos deram entrada em pedido de impeachment na Câmara Legislativa.
Os partidos de oposição se uniram numa estratégia de aproveitar o momento de crise por conta das investigações de fraudes envolvendo o BRB e o Banco Master para desgastar o governo.
Os adversários ganharam munições para atacar. Juntos, esses oito partidos contam com seis dos 24 deputados distritais, número insuficiente para a abertura de processo na Câmara.
No grupo que esteve no STJ, além de dirigentes dos partidos, estavam presentes os deputados distritais Chico Vigilante (PT) e Ricardo Vale (PT), a ex-deputada Arlete Sampaio (PT), o presidente do Iphan, Leandro Grass (PT) — pré-candidato ao Palácio do Buriti — e a senadora Leila Barros (PDT-DF), que vai concorrer à reeleição.

