O PSol, a pedido do deputado distrital Fábio Felix, apresentará, ainda nesta segunda (29/6), representação ao Supremo Tribunal Federal (STF) para suspender a portaria federal que obriga o os estados, municípios e o Distrito Federal a replicarem as regras aprovadas na Reforma da Previdência.
A portaria é uma das bases para projeto do Executivo local que faz alterações na previdência dos servidores do DF e muda de 11% para 14% a contribuição. A proposta, que está na pauta da sessão da Câmara Legislativa de amanhã (30/6), é polêmica e enfrenta muita resistência de sindicatos.
A ação do partido pede suspensão liminar e declaração de inconstitucionalidade da portaria. “Quem acompanhou as discussões da reforma da previdência no Congresso Nacional com atenção se lembra da decisão de deixar de fora os estados e municípios. Essa portaria trata da matéria como se estados e municípios não tivessem nenhuma autonomia para organizarem seus regimes, o que não é verdade”, afirma o presidente nacional do partido, Juliano Medeiros.
O partido afirma também que o Ministério da Economia faz exigências na portaria que extrapolam o previsto no texto aprovado pelo Congresso, como a definição de que estados, municípios e o DF, ao adotarem alíquotas progressivas, sigam as faixas estabelecidas pela União.
Fábio Felix critica a tentativa do GDF de emplacar as alterações durante a crise causada pelo novo coronavírus. “Ibaneis deveria se juntar a outros Estados que já avisaram que não têm condições de fazer a adaptação legislativa durante a pandemia, como é o caso do Rio de Janeiro. Quando o prazo de 31 de julho foi estabelecido, a pandemia nem havia começado”, argumenta.
Eixo Capital - À queima-roupa publicado em 19 de janeiro de 2025, por Ana Maria…
Coluna Eixo Capital publicada em 19 de janeiro de 2025, por Ana Maria Campos Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 18 de janeiro de 2024, por Ana Maria Campos A…
ANA MARIA CAMPOS Morreu nesta manhã (17), o desembargador aposentado Edson Alfredo Martins Smaniotto, do…
ANA MARIA CAMPOS O secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, anunciou que não haverá…
POR ANA MARIA CAMPOS — Confira entrevista com Ibrahim Yusef, presidente do Sindicato dos servidores públicos…