Coluna Eixo Capital, por Ana Maria Campos
O PSol já decidiu que terá candidato ao governo do DF. O nome mais cotado é o da ex-deputada Maria José Maninha. Ela tem sido incentivada a concorrer até como uma forma de ajudar os candidatos a distrital e a federal da legenda, pelo discurso em debates e pela capacidade de agregar aliados.
Falta o nome
Na disputa à Presidência, o PSol ainda não tomou uma decisão. Uma ala do partido quer apoiar o ex-presidente Lula no primeiro turno, e a outra prefere lançar candidato próprio. O problema é quem? Guilherme Boulos, o nome mais forte da legenda, vai concorrer ao governo de São Paulo. Decisão vai ficar para março.
Espaço garantido
O deputado distrital Reginaldo Veras planeja concorrer a uma vaga de federal nas próximas eleições pelo PDT. Mas sua principal preocupação é interna: a disputa com a ex-deputada Eliana Pedrosa, que vai se candidatar ao mesmo cargo, pelo mesmo partido. Reginaldo chegou a conversar com outras legendas, mas decidiu ficar no PDT, com a promessa do presidente nacional, Carlos Lupi, de que terá apoio na campanha.
Contra a PEC 05
A deputada federal Paula Belmonte (Cidadania-DF) é a única integrante da bancada do DF na Câmara, até o momento, a se posicionar abertamente contra a chamada PEC da Vingança que aumenta o poder de influência do Congresso na composição do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).
Papo de ex-adversários numa padaria da Asa Norte
De adversários na última eleição, o ex-senador Cristovam Buarque e a senadora Leila Barros agora são correligionários. Estarão juntos na próxima eleição. Mas ainda falta decidir em que posições. Os dois tomaram um café, na semana passada, na padaria que Cristovam frequenta, na Asa Norte. E, claro, falaram sobre 2022. O ex-senador tem sido estimulado a concorrer novamente ao Senado ou à Câmara dos Deputados. Leila disse que deseja ser governadora, mas não tem certeza se este já é o momento de disputar. “Eu estou muito feliz escrevendo e sendo político apenas nas horas vagas”, diz Cristovam. Uma coisa é certa: se o senador José Antônio Reguffe (Podemos-DF) for mesmo candidato ao Palácio do Buriti, os dois estarão com ele.