Bruna Lima
A promessa de retirar dinheiro do próprio bolso para reconstruir casas derrubadas pela Agência de Fiscalização do DF (Agefis) volta a gerar dor de cabeça para o candidato ao Palácio do Buriti Ibaneis Rocha (MDB). O Psol interpôs, neste sábado (06/10), ação de investigação judicial eleitoral no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF) contra o emedebista por abuso de poder econômico.
O candidato reforçou a proposta durante o debate do Correio, na última quarta-feira. De acordo com o emedebista, a verba para o cumprimento da promessa seria proveniente do recebimento de R$ 300 milhões em precatórios, montante a ser liberado pelo Tribunal de Justiça do DF e dos Territórios (TJDFT). O valor refere-se à dívida do GDF com Ibaneis.
Segundo o documento, o episódio “é uma demonstração clara de abuso de poder econômico, de proveito da situação vulnerável do eleitor e de claro e evidente oferecimento ou tentativa de comprar votos”.
A ação pede a investigação do caso pelo Ministério Público Eleitoral (MPE), além da produção dos meios de provas. Requisita, ainda, que, após a investigação, o TRE-DF declare a inelegibilidade de Ibaneis Rocha; do vice da chapa, Paco Britto (Avante); e de todos os concorrentes que tenham participação na prática.
Na avaliação da candidata a governadora pelo Psol, Fátima Sousa, a promessa do concorrente configura-se como crime e não pode ser cumprida. “A liberação não depende dele, e sim do Tribunal de Justiça. E o pagamento a Ibaneis não é prioridade legal. Portanto, vai calotear, como caloteou muitos dos seus cabos eleitorais”.
Advogado do emedebista, Bruno Rangel afirma que não teve acesso aos autos. No entanto, argumenta que a proposta não se configura como crime eleitoral. “Tenho certeza de que, com a apuração dos fatos, ficará provada a ausência de irregularidade”, pontuou.
Há três dias, sete candidatos ao GDF denunciaram o episódio ao MPE. Assinaram a acusação Eliana Pedrosa (Pros), Rogério Rosso (PSD), Alberto Fraga (DEM), Alexandre Guerra (Novo), Júlio Miragaya (PT), Fátima de Sousa (PSol) e Paulo Chagas (TRT).
Eixo Capital - À queima-roupa publicado em 19 de janeiro de 2025, por Ana Maria…
Coluna Eixo Capital publicada em 19 de janeiro de 2025, por Ana Maria Campos Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 18 de janeiro de 2024, por Ana Maria Campos A…
ANA MARIA CAMPOS Morreu nesta manhã (17), o desembargador aposentado Edson Alfredo Martins Smaniotto, do…
ANA MARIA CAMPOS O secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, anunciou que não haverá…
POR ANA MARIA CAMPOS — Confira entrevista com Ibrahim Yusef, presidente do Sindicato dos servidores públicos…