PSol ajuiza ação contra Ibaneis Rocha por abuso de poder econômico

Compartilhe

Bruna Lima

A promessa de retirar dinheiro do próprio bolso para reconstruir casas derrubadas pela Agência de Fiscalização do DF (Agefis) volta a gerar dor de cabeça para o candidato ao Palácio do Buriti Ibaneis Rocha (MDB). O Psol interpôs, neste sábado (06/10), ação de investigação judicial eleitoral no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF) contra o emedebista por abuso de poder econômico.

O candidato reforçou a proposta durante o debate do Correio, na última quarta-feira. De acordo com o emedebista, a verba para o cumprimento da promessa seria proveniente do recebimento de R$ 300 milhões em precatórios, montante a ser liberado pelo Tribunal de Justiça do DF e dos Territórios (TJDFT). O valor refere-se à dívida do GDF com Ibaneis.

Segundo o documento, o episódio “é uma demonstração clara de abuso de poder econômico, de proveito da situação vulnerável do eleitor e de claro e evidente oferecimento ou tentativa de comprar votos”.

A ação pede a investigação do caso pelo Ministério Público Eleitoral (MPE), além da produção dos meios de provas. Requisita, ainda, que, após a investigação, o TRE-DF declare a inelegibilidade de Ibaneis Rocha; do vice da chapa, Paco Britto (Avante); e de todos os concorrentes que tenham participação na prática.

Na avaliação da candidata a governadora pelo Psol, Fátima Sousa, a promessa do concorrente configura-se como crime e não pode ser cumprida. “A liberação não depende dele, e sim do Tribunal de Justiça. E o pagamento a Ibaneis não é prioridade legal. Portanto, vai calotear, como caloteou muitos dos seus cabos eleitorais”.

Advogado do emedebista, Bruno Rangel afirma que não teve acesso aos autos. No entanto, argumenta que a proposta não se configura como crime eleitoral. “Tenho certeza de que, com a apuração dos fatos, ficará provada a ausência de irregularidade”, pontuou.

Há três dias, sete candidatos ao GDF denunciaram o episódio ao MPE. Assinaram a acusação Eliana Pedrosa (Pros), Rogério Rosso (PSD), Alberto Fraga (DEM), Alexandre Guerra (Novo), Júlio Miragaya (PT), Fátima de Sousa (PSol) e Paulo Chagas (TRT).

Ana Viriato

Posts recentes

  • CB.Poder

Ibaneis envia à Câmara Legislativa projeto que autoriza uso de imóveis da Terracap como garantia para empréstimo do BRB com Fundo Garantidor

ANA MARIA CAMPOS O governador Ibaneis Rocha (MDB) encaminhou nesta noite (20/02) à Câmara Legislativa…

3 horas atrás
  • CB.Poder

Chico Vigilante quer convocar presidente do BRB

ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL O deputado distrital Chico Vigilante (PT) apresentou requerimento de convocação do…

18 horas atrás
  • CB.Poder

TJDFT deve eleger desembargador Jair Soares para a presidência

ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL O Pleno do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios…

19 horas atrás
  • CB.Poder

No desfile em homenagem a Lula, quem ganhou foi a oposição, diz professor de marketing político

ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL   À QUEIMA ROUPA: Marcelo Vitorino, estrategista, consultor e professor de marketing…

23 horas atrás
  • CB.Poder

MPDFT requisita abertura de inquérito para apurar conduta de PM que lançou spray de pimenta no deputado Fábio Félix

ANA MARIA CAMPOS O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) requisitou à Corregedoria…

1 dia atrás
  • CB.Poder

Caldeirão eleitoral no DF

Da coluna Eixo Capital, por Ana Dubeux A disputa interna no clã Bolsonaro, que opõe…

3 dias atrás