O promotor de Justiça Moacyr Rey Filho foi indicado hoje (14/11) para ocupar a vaga de conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). A escolha é da procuradora-geral de Justiça do DF, Fabiana Costa Barreto, com base em lista tríplice eleita pela classe. A decisão foi comunicada ao procurador-geral da República, Augusto Aras, por meio de ofício eletrônico.
Moacyr Rey obteve 210 votos e ficou em segundo lugar na lista tríplice por uma diferença de cinco votos em relação ao primeiro colocado, Elísio Teixeira Neto (215 votos), ex-presidente da Associação do Ministério Público do DF. A ex-procuradora-geral de Justiça do DF Eunice Amorim Carvalhido também integrava a lista. Ela ficou em terceiro lugar, com 137 votos.
A indicação será encaminhada ao Senado para sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Antes de assumir o cargo, ele ainda precisa ser aprovado pelo plenário e pela presidência da República.
Em comunicado enviado aos membros do MPDFT, durante as eleições, Moacyr Rey informou que já atuou no CNMP como membro entre 2013 e 2014. No serviço público, ele acumula experiência de 26 anos, 15 deles no cargo de promotor de Justiça. Nesse período, atuou nas promotorias criminais, de violência doméstica, júri, cível e família, especial criminal, execuções penais, infracional, infância e juventude e fazenda pública. Também tem experiência na fiscalização do patrimônio público e de políticas públicas.
Ele ainda foi coordenador da Assessoria de Políticas Institucionais, na gestão de Leonardo Bessa. Em 2018, aceitou ser chefe na atual gestão. Em 2017, concluiu o mestrado em Direito pelo Centro Universitário de Brasília – UniCeub, na área de saúde pública complementar. Moacyr Rey também possui especialização em Direito Constitucional e acumula experiência de docência nas áreas de Direito Penal.
Eixo Capital - À queima-roupa publicado em 19 de janeiro de 2025, por Ana Maria…
Coluna Eixo Capital publicada em 19 de janeiro de 2025, por Ana Maria Campos Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 18 de janeiro de 2024, por Ana Maria Campos A…
ANA MARIA CAMPOS Morreu nesta manhã (17), o desembargador aposentado Edson Alfredo Martins Smaniotto, do…
ANA MARIA CAMPOS O secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, anunciou que não haverá…
POR ANA MARIA CAMPOS — Confira entrevista com Ibrahim Yusef, presidente do Sindicato dos servidores públicos…