O governador Ibaneis Rocha (MDB) decidiu aumentar o horário de funcionamento de bares e restaurantes no DF, que poderão ficar abertos até as 21h — até ontem o limite era às 19h.
A pressão do setor, um dos mais impactados com demissões e prejuízo, foi forte desde o início das restrições. Entretanto, entre especialistas de saúde, é praticamente unanimidade que a situação exigiria medidas mais rígidas, como mostrou um comunicado enviado pela UnB ao governador.
A taxa de ocupação nas UTIs é alta, e a capital federal ultrapassa os 6 mil mortos. Além disso, aumentou, de janeiro a março, em 3.600% a hospitalização de jovens até 24 anos.
A morte de dois policiais civis por covid-19 no fim de semana gerou comoção e mobilizou a categoria. O Sindicato dos Delegados do Distrito Federal (Sindepo-DF) convocou assembleia para debater o problema na quinta. Os profissionais de segurança não saíram das ruas e estão expostos aos riscos da pandemia. A própria Secretaria de Segurança reconheceu o problema, em algumas oportunidades, e reforçou que lidar com isso é prioridade. Esse foi um dos argumentos para incluir as corporações na lista de prioridades da vacinação.
Fechado por 14 anos, o Museu de Arte de Brasília (MAB) será reinaugurado no dia do aniversário da capital federal, 21 de abril. A obra de restauração do espaço custou R$ 9 milhões. O acervo do espaço é de cerca de 1,3 mil peças. O MAB era um dos símbolos da derrocada de importantes equipamentos públicos de cultura no DF. Falta, ainda, sair do papel a reforma do Teatro Nacional.
O presidente da Associação Náutica do Distrito Federal, Marcelo Cunha, encaminhou ofício ao governador Ibaneis Rocha (MDB) pedindo autorização para a abertura das marinas afiliadas à entidade. Ele destaca que o uso das áreas pode ser feita apenas por proprietários, cônjuges e filhos menores, o que impediria a possibilidade de aglomerações, além disso, pede que a norma de liberação ressalte que todos os protocolos de segurança devem ser mantidos.
O projeto Caminho das Flores, iniciativa de valorização e proteção da mulher da Polícia Civil, promoverá palestras sobre a violência doméstica todas às terças e quintas às 20h. Os seminários serão transmitidos ao vivo pelo canal da PCDF no YouTube. A diretora da Escola Superior de Polícia Civil, Gláucia Cristina, será uma das palestrantes.
“A canalhada lá do Randolfe Rodrigues vai participar. E vai começar a encher o saco. Daí, vou ter que sair na porrada.”
Jair Bolsonaro (sem partido), presidente da República“A violência costuma ser uma saída para os covardes que têm muito a esconder. Não irão nos intimidar!””
Randolfe Rodrigues (Rede-AP), senador
Tramita na Câmara Legislativa um novo projeto de lei para mudar para Honestino Guimarães o nome da Ponte Presidente Costa e Silva, no Lago Paranoá. A troca chegou a ser feita, mas a lei caiu por ser considerada inconstitucional pelo Conselho Especial do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT). Uma das razões foi a falta de consulta pública, o que o novo texto pretende sanar.
“Cumpre observar que a presente norma tem um efeito pedagógico. O primeiro deles é fazer cumprir a legislação e impedir a homenagem a quem diretamente contribuiu para um passado trágico de nossa história”, justifica o distrital Leandro Grass (Rede), autor do projeto.
Coluna Eixo Capital, publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni Um áudio…
Da Coluna Eixo Capital, por Pablo Giovanni (interino) Um relatório da Polícia Federal, que levou…
Texto de Pablo Giovanni publicado na coluna Eixo Capital nesta terça-feira (19/11) — O ministro…
Coluna publicada neste domingo (17/11) por Ana Maria Campos e Pablo Giovanni — A Polícia…
ANA MARIA CAMPOS O colegiado da Comissão Eleitoral da OAB se reuniu na noite desta…