O presidente do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF), Manoel de Andrade, recebeu nesta terça-feira (02/12) o novo presidente do BRB, Nelson Antônio de Souza.
Em visita de cortesia, com sua equipe, Nelson foi cumprimentar o presidente da Corte de Contas, que analisa processos sobre o banco, e se colocar à disposição para ajudar nas investigações do TCDF sobre o BRB.
O plenário do TCDF analisa a regularidade das operações realizadas entre o BRB e o Banco Master, alvo da Operação Compliance Zero. Também apura se o BRB comprou carteiras de crédito fraudadas para contornar restrições impostas pelo Banco Central — e viabilizar a aquisição do Banco Master.
O processo foi aberto atendendo a uma representação do procurador-geral do Ministério Público de Contas, Demóstenes Três Albuquerque. O pedido foi juntado a uma outra representação com igual teor, apresentada pelo deputado distrital Gabriel Magno (PT).
O TCDF vai acompanhar a auditoria aberta pela nova direção do BRB para analisar se a compra de ativos do Master, hoje em fase de liquidação por determinação do Banco Central, trouxe prejuízos à instituição financeira do DF.
Esses processos tramitam sob a relatoria da conselheira Anilceia Machado.
Coluna por Ana Dubeux — Odette Ernest Dias, que nos deixou ontem, desembarcou em Brasília…
Texto por Ana Dubeux — Em meio a um cenário de fortes tensões institucionais, avanço…
Coluna Eixo Capital, publicada em 24 de dezembro de 2025, por Ana Dubeux Depois de…
Coluna Eixo Capital de 23 de dezembro de 2025, por Ana Dubeux O filme sobre…
Coluna Eixo Capital de 23 de dezembro de 2025, por Ana Dubeux A juíza de…
Da coluna Eixo Capital, por Ana Maria Campos Como começou seu envolvimento com a proteção…