ANA MARIA CAMPOS
O presidente do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF), Manoel de Andrade, recebeu nesta terça-feira (02/12) o novo presidente do BRB, Nelson Antônio de Souza.
Em visita de cortesia, com sua equipe, Nelson foi cumprimentar o presidente da Corte de Contas, que analisa processos sobre o banco, e se colocar à disposição para ajudar nas investigações do TCDF sobre o BRB.
O plenário do TCDF analisa a regularidade das operações realizadas entre o BRB e o Banco Master, alvo da Operação Compliance Zero. Também apura se o BRB comprou carteiras de crédito fraudadas para contornar restrições impostas pelo Banco Central — e viabilizar a aquisição do Banco Master.
O processo foi aberto atendendo a uma representação do procurador-geral do Ministério Público de Contas, Demóstenes Três Albuquerque. O pedido foi juntado a uma outra representação com igual teor, apresentada pelo deputado distrital Gabriel Magno (PT).
O TCDF vai acompanhar a auditoria aberta pela nova direção do BRB para analisar se a compra de ativos do Master, hoje em fase de liquidação por determinação do Banco Central, trouxe prejuízos à instituição financeira do DF.
Esses processos tramitam sob a relatoria da conselheira Anilceia Machado.

