POR PABLO GIOVANNI — O Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCUB), descrito no Projeto de Lei Complementar (PLC) 41/2024, abrirá caminho para a construção de 50 prédios à beira do Lago Paranoá, com um total de 8.192 novos apartamentos.
Embora esse detalhe não esteja explícito nos anexos do PLC, o espaço habitacional está indicado no texto enviado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) à Câmara Legislativa (CLDF). A área projetada poderá abrigar até 27 mil novos moradores, próximos aos Palácios do Jaburu e do Alvorada.
O governador Ibaneis Rocha (MDB) não tem comentado sobre possíveis vetos ao projeto modificado pelos distritais com emendas. Ele solicitou análise aos técnicos da Seduh, que posteriormente apresentarão os pontos para decisão do chefe do Executivo.
Entretanto, Ibaneis vem recebendo pedidos de políticos importantes, como o ex-governador José Roberto Arruda, para vetar determinadas emendas e trechos do próprio texto do GDF.
Outro detalhe: no mesmo local, ocorreu a implosão de um “esqueleto” (construção inacabada) de 13 andares, em 2007. Foi a primeira destruição de um prédio na história do DF.