A ministra Maria Elizabeth Rocha toma posse nesta quarta-feira (12) na presidência do Superior Tribunal Militar (STM) em cerimônia que prestigia a música lírica. A solenidade, diferentemente das anteriores na Corte, será realizada na recém reaberta Sala Martins Pena, do Teatro Nacional Cláudio Santoro, com apresentação de artistas de diferentes nacionalidades.
Na programação, haverá a apresentação da pianista Virginia Hogan, pianista nascida no Rio de Janeiro, naturalizada americana. Ela estudou em instituições renomadas no Brasil, Alemanha, Áustria e Estados Unidos, e se apresentou em cinco continentes desde 1967. Além de sua carreira artística, Virginia Hogan também é conhecida por seu trabalho social. Ela foi eleita “Mulher do Ano” em 1993 pela imprensa americana.
A pianista russa Galina Besner, que desenvolveu sua carreira em vários países, trabalhando com músicos de diferentes origens e tradições, também vai se apresentar na solenidade.
O elenco conta também com uma brasiliense, Aida Kellen, cantora lírica formada na Escola de Música de Brasília. Ela conquistou vários prêmios nacionais e internacionais e atuou em várias óperas e musicais, como “Alcina”, “Aïda”, “La Boheme” e “Carmen”. Atualmente, ela é integrante do quarteto feminino Mousikê Femme e continua seu trabalho vocal com o professor André Vidal.
Nomeada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2007, para a vaga do STM destinada à advocacia, a ministra Maria Elizabeth será a primeira mulher a assumir o cargo de presidente da Corte.
A magistrada se diz comprometida a transparência e modernização do papel do STM, a defesa da democracia e o respeito às políticas de apoio à diversidade e inclusão.
Um dos objetivos centrais de seu mandato é aprovar no Congresso Nacional uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que autorize a Corte Militar a manter um integrante no Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Na solenidade, o ministro Tenente-Brigadeiro do Ar Francisco Joseli Parente Camelo, atual presidente do STM, assumirá a vice-presidência e a corregedoria para o biênio 2025-2027. A cerimônia será transmitida ao vivo pelo canal do YouTube do STM e poderá ser acessada também pelo portal do Tribunal.
ANA MARIA CAMPOS Relator do Habeas Corpus em que a defesa de Pedro Arthur Turra…
ANA MARIA CAMPOS MILA FERREIRA O Superior Tribunal de Justiça (STJ) instaurou um procedimento para…
ANA MARIA CAMPOS O Governo do Distrito Federal não teve representação na abertura dos trabalhos…
ANA MARIA CAMPOS Por decisão do relator do caso no Tribunal de Justiça do Distrito…
Em mais uma frente de investigação sobre os desdobramentos das operações financeiras envolvendo o Banco…
ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL No último ano de seu segundo mandato, o governador Ibaneis Rocha…