ANA MARIA CAMPOS
O colegiado da Comissão Eleitoral da OAB se reuniu na noite desta sexta-feira (15) analisou o pedido de reconsideração apresentado pelo candidato Cleber Lopes, da chapa OAB com mais voz, e manteve o teor da liminar que determinava a divulgação de esclarecimentos quanto aos cálculos relacionados à promessa de isenção de anuidade para jovens advogados. A decisão foi unânime.
Cleber Lopes cumpriu a determinação da Comissão Eleitoral, se retratou nas redes sociais, mas manteve o compromisso de não cobrar anuidade de advogados e advogadas com até cinco anos de inscrição na seccional e ainda dar um desconto de 25% para quem tem entre seis e 10 anos de advocacia.
Segundo a assessoria da campanha de Cleber Lopes, outros quatro advogados em campanhas em Pernambuco, Mato Grosso, Tocantins e Piauí estão propondo desconto de 100% na anuidade para colegas com até cinco anos de inscrição. Campanhas em Pernambuco, Mato Grosso, Tocantins e Piauí também querem isentar quem está começando na carreira.
A discussão foi levada à Comissão Eleitoral por meio de representação do candidato Paulo Maurício Siqueira, o Poli, que lidera a chapa “OAB para Todos”, contestando os números orçamentários divulgados por Cleber para explicar o remanejamento que seria feito para honrar o compromisso com a isenção da anuidade.