ANA MARIA CAMPOS
Caso seja eleito, Ibaneis Rocha (MDB) promete respeitar a lista tríplice para a escolha do futuro diretor-geral da Polícia Civil do DF. Mas pode chegar a suas mãos um leque maior de opções.
O Sindicato dos Policiais Civis do DF (Sinpol/DF) pretende promover sabatinas e uma eleição, com os votos de agentes, escrivães, policiais de custódia, papiloscopistas e peritos criminais. Dessa votação, surgirão os três delegados preferidos da categoria, que reúne aproximadamente 6,5 mil servidores.
O Sindicato dos Delegados de Polícia Civil do DF (Sindepo) também apresentará suas indicações, com a preferência de delegados aposentados e na ativa. A assembleia para discutir as regras dessa seleção foi marcada para a próxima segunda-feira (29/10), um dia depois da votação em segundo turno para governador. O indicativo é de que a lista tríplice seja eleita no dia primeiro de novembro.
Dessa forma, a classe deve eleger duas listas tríplices. Há risco de serem duas seleções completamente diferentes. Se isso ocorrer, a disputa ficará entre seis delegados.
Todos devem ser ouvidos, diz presidente do Sinpol
Para o presidente do Sinpol/DF, Rodrigo Franco, o Gaúcho, se ibaneis, caso seja o próximo governador, pretende consultar a categoria na escolha do novo diretor-geral da Polícia Civil, é justo que todos sejam ouvidos. “As decisões tomadas pelo diretor de Polícia afetam todos os policiais. Maior exemplo é o que acontece hoje. A corrida pela cadeira do 3º andar do Dubai já começou. A movimentação de bastidores é intensa”, disse Gaúcho. “Importante que valores importantes sejam colocados em debate, tais como o fortalecimento de uma instituição de Estado e menos atrelada a grupos políticos; o combate à corrupção, aos crimes contra a administração pública e ao crime organizado de forma perene e não de forma esporádica; a aproximação com a sociedade, demonstrando de forma clara o papel relevante da Polícia Civil”, afirma o presidente do Sinpol-DF.
Apoio importante
O deputado Cláudio Abrantes (PDT) é o grande defensor da participação de toda a categoria, e não apenas dos delegados, na escolha da lista tríplice para a direção-geral. Agente da Polícia Civil, ele é aliado de Ibaneis Rocha. Por isso, a posição do distrital reeleito pode ser fundamental.
Coluna Eixo Capital, publicada em 24 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) À…
Coluna Eixo Capital, publicada em 24 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) O…
Coluna Eixo Capital, publicada em 23 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) A…
Coluna Eixo Capital, publicada em 23 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) O…
Coluna Eixo Capital publicada em 22 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni O Ministério…
Coluna Eixo Capital, publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) Um…