GABRIELA VINHAL
Com o conflito entre manifestantes e policiais militares no protesto de terça-feira (13/12), na Esplanada dos Ministérios, populares se dispersaram pelo Plano Piloto. Durante uma perseguição, a Tropa de Choque da Polícia Militar foi até a 303 Norte em busca de supostos vândalos. No entanto, quem sofreu com a ação dos PMS foram os clientes de um café da quadra.
Um vídeo do ato foi publicado no Facebook e repercutiu entre os internautas. As imagens mostram policiais soltando spray de pimenta contra as pessoas que estavam sentadas no local, e que criticaram a violência dos militares contra os manifestantes. Em nota, a Polícia Militar afirmou que “serão apuradas as reais circunstâncias do fato”.
Esta não é a primeira vez que PMs fazem o uso arbitrário do gás. Em 2013, o capitão do BPChoque Bruno Rocha justificou, em um vídeo feito por manifestantes por que havia lançado gás sobre os manifestantes. “Porque quis”, respondeu na ocasião.
Em nota, o Ministério Público do DF e Territórios esclareceu que pediu o arquivamento do inquérito policial militar instaurado contra o capitão Bruno da Rocha, pois ficou comprado que o vídeo divulgado nas redes sociais tinha sido editado e não tinha sido ele que jogou spray de pimenta nos manifestantes.