Crédito: Breno Fortes/CB/D.A Press
O Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do DF (Conplan) aprovou nesta quinta-feira (24/05), por unanimidade, o plano de uso e ocupação do complexo esportivo, área que engloba o Estádio Nacional Mané Garrincha. A proposta, que era empecilho para a assinatura do contrato de concessão do espaço, segue agora para a Câmara Legislativa.
O plano do Setor de Recreação Pública Norte (SRPN) foi aprovado por unanimidade pelos 29 conselheiros do Conplan que participaram da reunião. O secretário de Gestão do Território de Habitação, Thiago de Andrade, explica que o objetivo da iniciativa é “dar um uso dinâmico e contemporâneo à área”. “A iniciativa vai desonerar o Estado do custo de manutenção brutal desse setor que tem sido pouco usado, mas mantendo a função primordial que é esportiva e de lazer”, acrescenta.
O projeto de concessão está em andamento, sob a coordenação da Terracap. Durante a reunião, os conselheiros do Conplan demonstraram preocupação com a manutenção do uso público e com o não cercamento. “Isso ficou assegurado, além do uso social, educacional, que permanecerá e será incentivado em prol da comunidade, de forma livre e gratuita. O complexo aquático continua sob a gestão pela Secretaria de Educação”, acrescenta Thiago.
Entre as exigências incluídas no plano de uso está a recuperação da área verde, a redução do espaço impermeabilizado, a garantia de acesso a pedestres, construção de ciclovias e a manutenção de um corredor verde, ligando o Parque da Cidade ao Parque Burle Marx. “Aquela área sempre foi um mar de asfalto. A ideia é que passe a ser parte integrante da escala bucólica”, afirma o secretário da Segeth.
ANA MARIA CAMPOS A advogada Flavia Michelle Sampaio Torres, esposa do ex-ministro da Justiça e…
Da coluna Eixo Capital Em depoimento prestado à Polícia Federal (PF), o dono do Master…
Da coluna Eixo Capital Pesquisa realizada pelo GDF apontou que mais de um terço dos…
Da coluna Eixo Capital À Queima Roupa: Geraldo Magela, ex-deputado federal, ex-deputado distrital, ex-presidente da…
Presidente da Comissão de Orçamento, Economia e Finanças (CEOF) da Câmara Legislativa, o deputado Eduardo…
Os concursos públicos para ingresso na administração pública do Distrito Federal deverão obrigatoriamente cobrar "noções…