Planalto reúne políticos aliados para assinatura da MP da segurança pública do DF

Compartilhe

ANA MARIA CAMPOS

Políticos de diversos partidos participaram da solenidade de assinatura pelo presidente Lula da MP que concede reajuste para as forças de segurança do DF.

Estavam presentes os deputados federais Erika Kokay (PT-DF), Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), Rafael Prudente (MDB-DF) e Reginaldo Veras (PV-DF), a senadora Leila Barros (PDT-DF), o deputado distrital Chico Vigilante (PT), e o presidente do PT-DF, Guilherme Sigmaringa.

Os dois pré-candidatos da base do governo Lula ao Palácio do Buriti —  o presidente do Iphan, Leandro Grass (PT), e o presidente da ABDI, Ricardo Cappelli — também acompanharam a solenidade no Palácio do Buriti.

O ato foi tratado como importante realização do governo Lula. Além do presidente Lula, as ministras Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais) e Esther Dweck (Gestão e Inovação em Serviços Públicos), Margarete Menezes (Cultura), e os ministros Ricardo Lewandowski (Justiça e Segurança Pública) e Camilo Santana (Educação) estavam na mesa principal.

Entre parlamentares, o deputado José Guimarães (PT-CE), líder do governo na Câmara, o senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), líder do governo Lula no Congresso e o deputado Lindberg Farias (PT-RJ), líder do PT na Câmara.

O presidente Lula também sancionou o PLN 31/2025, aprovado na última quinta-feira (27/11) pelo Congresso, que altera o Orçamento de 2025 para elevar o total dos recursos destinados aos salarios das forças de segurança do DF para garantir o reajuste nos contracheques da Polícia Civil, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do DF.

Os presidentes do Sindicato dos Delegados de Polícia Civil do DF (Sindepo-DF), Cláudia Alcântara, e da Associação dos Delegados da Polícia Civil (Adepol-DF), Amarildo Fernandes,  estiveram no Palácio do Planalto.

A delegada Cláudia Alcântara, destacou o empenho das entidades e o apoio recebido “Esta é uma vitória construída com muito diálogo e insistência. Agradecemos especialmente aos parlamentares da bancada do DF, que compreenderam a importância desse avanço para a segurança pública e para a valorização dos nossos policiais.”

O presidente da Adepol-DF ressaltou a importância do momento: “Trata-se de um passo fundamental para corrigir defasagens históricas. Nossa gratidão à bancada federal do Distrito Federal, que esteve conosco em cada etapa dessa luta.”.

Crédito: Matheus Veloso

Ana Maria Campos

Editora de política do Distrito Federal e titular da coluna Eixo Capital no Correio Braziliense.

Publicado por
Ana Maria Campos
Tags: Adepol chico vigilante Érika Kokay forças de segurança DF gabriel magno Leandro Grass Leila Barros Lula MP palácio do planalto Rafael Prudente ricardo cappelli Ricardo Vale rodrigo rollemberg sindepo

Posts recentes

  • CB.Poder

Rodovalho pode ser o líder espiritual de Bolsonaro na prisão

Da Coluna Eixo Capital, por Ana Maria Campos O Bispo Robson Rodovalho pode ser um…

4 dias atrás
  • CB.Poder

Geap chega a 400 mil usuários e atinge recorde de crescimento de 45%

ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL A Geap Saúde fechou o ano de 2025 com balanço positivo…

1 semana atrás
  • CB.Poder

“Quando um líder não pode mais ocupar o cargo, o jogo muda”

Da coluna Eixo Capital, por Ana Maria Campos À Queima Roupa | Marcelo Vitorino, estrategista…

2 semanas atrás
  • CB.Poder

Morre desembargador Mauricio Miranda, do TJDFT, aos 60 anos

ANA MARIA CAMPOS Morreu nesta manhã (04) o desembargador Maurício Silva Miranda, do Tribunal de…

2 semanas atrás
  • CB.Poder

“Eleitor está cansado da polarização, mas o centro precisa de candidatura competitiva”, afirma Marcelo Vitorino, estrategista e consultor de marketing político

ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL À Queima Roupa Marcelo Vitorino, estrategista e consultor de marketing político…

2 semanas atrás
  • CB.Poder

Reta final do governo Ibaneis

Da Coluna Eixo Capital, por Ana Maria Campos Faltam três meses para o fim do…

2 semanas atrás