Pizza e salvamento: pelo 190, Centro de Operações da PM recebeu mais 134 mil ocorrências em 2024

Publicado em CB.Poder, Eixo Capital

Em 2024, o Centro de Operações da Polícia Militar (Copom) — que recebe as ligações do 190 — teve 134.091 ocorrências atendidas, que resultaram em 9.575 prisões, 2.411 kg de drogas apreendidas, 1.711 veículos recuperados e 1.401 armas retiradas de circulação. Os dados são da Polícia Militar do DF. A central deve ser acionada em casos de emergência ou perigo iminente, como situações que colocam a vida em risco, acidentes de trânsito, crimes em andamento e casos de violência doméstica. Treinada para atender quem está em perigo, a central foi fundamental no ano passado pelo salvamento de duas mulheres que estavam em situação de cárcere privado e telefonaram, sem poder dar os detalhes do que estavam ocorrendo, pedindo uma pizza.

Esforço dos poderes

Responsável pelas indicações na Secretaria de Trabalho, o deputado distrital Robério Negreiros (PSD) participou ontem da solenidade no Ginásio Regional de Esportes do Cruzeiro do lançamento do 1º ciclo do RenovaDF, programa de qualificação profissional e inclusão social Governo do DF. Com a geração de emprego e renda como uma de suas principais bandeiras, o distrital reforçou seu apoio por meio da destinação de emendas para a continuidade do programa. “Sabemos que não adianta só a vontade política, pois sem os recursos nada sai do papel. E, hoje, temos essa vontade tanto do Legislativo quanto do Executivo”, destacou Robério.

Motorista de uber?

Muita gente não entendeu quando o ex-governador José Roberto Arruda disse, em um dos vídeos que tem postado nas redes sociais, que agora é apenas um professor e um motorista de uber. Houve quem achasse que poderia encontrá-lo num aplicativo de transporte. Mas não é bem isso. Essa é uma brincadeira para dizer que agora, com a vida mais tranquila, leva os filhos para todo lado.

Multa por parcelamento ilegal

A 1ª Turma Criminal do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) manteve condenação de dois réus e ampliou a responsabilização penal de um terceiro envolvido em caso de parcelamento irregular de solo e construção em área de proteção ambiental. A decisão fixou indenização de mais de R$ 800 mil pelos danos ao meio ambiente.

Afinadas no discurso bolsonarista

A opinião da governadora em exercício do DF, Celina Leão (PP), revelada em entrevista ontem ao programa CB Poder, sobre Jair Bolsonaro ter aparecido como vítima para o mundo, depois que o STF negou autorização para a viagem aos Estados Unidos, onde acompanharia a posse do presidente Donald Trump, é compartilhada pela senadora Damares Alves (Republicanos-DF). As duas estão afinadas no discurso. “O Ministro Moraes errou na estratégia. O mundo inteiro agora sabe quem é Alexandre de Moraes e que no Brasil a Justiça tem dois pesos e duas medidas, pois Lula já estava condenado e teve autorização para sair do país. Esta decisão do Ministro Moraes entristeceu Bolsonaro, mas virou um argumento forte para provarmos ao mundo que o Brasil vive uma ditadura”, postou Damares.

Bombardeio

O presidente do Iphan, Leandro Grass, reclama de estar sendo bombardeado nas redes sociais por ter dito que Lula é melhor para o DF do que foi Jair Bolsonaro.

Luzes da Coreia: Festival de Lanternas Coreanas chega a Brasília

Com mais de 200 mil visitantes em São Paulo e Rio, a exposição imersiva “Luzes da Coreia – Festival de Lanternas Coreanas” chega a Brasília amanhã para uma temporada de dois meses. A mostra ocupará o primeiro piso do Shopping Pátio Brasil, convidando o público para um mergulho na milenar cultura coreana. Com 1.200 lanternas coloridas de seda que dialogam com elementos cenográficos contemporâneos, a exposição apresentará lanternas de seda originais da cidade de Jinju, que desde 2003 sedia um dos mais tradicionais festivais culturais do país. A exposição foi organizada pelo Centro Cultural Coreano no Brasil, dirigido por Cheul Hong Kim, e pela Prefeitura de Jinju. Realização do Fundo de Envolvimento da Indústria, Comércio e Turismo (Feicotur), curadoria da jornalista Ana Cláudia Guimarães, coordenação da NSM Produções e Eventos, projeto e execução HKB, com apoio da Secretaria de Turismo do Distrito Federal.

Só Papos

“O viralatismo dos bolsonaristas beira o inacreditável. Primeiro foi a comitiva de Michelle, Eduardo e mais 20 parlamentares de direita, que viajaram até os EUA dizendo que tinham convite para a posse, acabaram barrados na portaria e assistiram a cerimônia pela TV. Agora, Tarcísio de Freitas inventa de vestir o boné de Trump enquanto o novo presidente norte-americano diz com todas as letras que não precisa do Brasil. Surreal!” — Deputada Gleisi Hoffmann, presidente nacional do PT

“Os Estados Unidos são como aquele aluno exemplar da escola: destaque nos esportes, líder nos estudos e sempre rodeado pelas melhores oportunidades. Ele usa seu talento e esforço para crescer e ainda convida outros a fazerem parte do grupo dos melhores, compartilhando caminhos de sucesso. Trump pensa assim, quer gente boa para crescer ao seu lado, desde que façam por merecer” — Deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP)