A pedido de Lupi, PDT abre diálogo com Rollemberg

Compartilhe

ANA MARIA CAMPOS

Depois de romperem com o atual governo, os pedetistas de Brasília vão reabrir o diálogo com o governador Rodrigo Rollemberg (PSB). A decisão foi tomada a pedido do presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, em conversa com integrantes do partido nesta manhã (31/08).

O presidente regional do PDT, Georges Michel, vai discutir uma aproximação com vistas às eleições, mas qualquer acordo depende de um acerto nacional oficial de apoio do PSB de Rollemberg ao candidato pedetista à Presidência, Ciro Gomes.

O diálogo vai ocorrer até o próximo domingo (05/08), prazo final para as convenções partidárias. No sábado (04/08), será realizada a convenção do PDT e até lá será necessária uma sinalização sobre os acordos nacionais.

Enquanto isso, o PDT mantém a candidatura do ex-deputado Peniel Pacheco (foto) ao GDF. Ele será lançado na disputa se não houver um entendimento em torno da reeleição de Rollemberg. Embora haja dois pré-candidatos a cargos majoritários na legenda, não existe, por ora, discussão sobre o PDT integrar a chapa de Rollemberg. “Não estamos interessados em cargos. O importante agora é o nosso projeto nacional de eleição de Ciro Gomes”, afirma Peniel.

Ele ressaltou que não houve uma imposição nacional para o apoio a Rollemberg, apenas uma orientação de priorizar a candidatura de Ciro. “Caso esse apoio (do PSB) não ocorra, não há necessidade de avaliarmos aliança com Rollemberg”, aponta.

Além de Peniel lançado na disputa ao Buriti, o PDT tem o presidente da Câmara Legislativa, Joe Valle, como pré-candidato ao Senado. O ex-distrital Fábio Barcellos concorrerá a um mandato de deputado federal e Cláudio Abrantes e Reginaldo Veras buscam novo mandato na Câmara Legislativa.

Peniel afirma que o PDT não pode ficar a reboque de nenhum projeto.  “O PDT não é um rio que vai por gravidade, mas sim um oceano que constrói as próprias marés”, afirma o pré-candidato ao Buriti.

Ana Maria Campos

Editora de política do Distrito Federal e titular da coluna Eixo Capital no Correio Braziliense.

Posts recentes

  • CB.Poder

Esposa de Anderson Torres é nomeada em gabinete de conselheiro do TCDF

ANA MARIA CAMPOS A advogada Flavia Michelle Sampaio Torres, esposa do ex-ministro da Justiça e…

3 dias atrás
  • CB.Poder

Vorcaro sobre Ibaneis: “conversas institucionais”

Da coluna Eixo Capital Em depoimento prestado à Polícia Federal (PF), o dono do Master…

3 dias atrás
  • CB.Poder

O perfil dos apostadores do DF: 35% da população do DF jogaram nos últimos 12 meses

Da coluna Eixo Capital Pesquisa realizada pelo GDF apontou que mais de um terço dos…

3 dias atrás
  • CB.Poder

Magela: “Estou sendo estimulado a disputar uma vaga de deputado federal”

Da coluna Eixo Capital À Queima Roupa: Geraldo Magela, ex-deputado federal, ex-deputado distrital, ex-presidente da…

3 dias atrás
  • CB.Poder

Projeto prevê suspensão dos prazos de validade dos concursos públicos do DF

Presidente da Comissão de Orçamento, Economia e Finanças (CEOF) da Câmara Legislativa, o deputado Eduardo…

3 dias atrás
  • CB.Poder

Concursos públicos do DF terão de cobrar noções de primeiros socorros

Os concursos públicos para ingresso na administração pública do Distrito Federal deverão obrigatoriamente cobrar "noções…

5 dias atrás