Parlamentares da CLDF pedem apoio da bancada federal após chuvas no Sol Nascente

Publicado em CB.Poder, Eixo Capital

Coluna Eixo Capital, publicada em 26 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino)

Deputados distritais da Câmara Legislativa (CLDF) decidiram, em reunião do colégio de líderes ontem, que irão solicitar a bancada federal do Distrito Federal apoio financeiro emergencial para enfrentar os danos causados pelas fortes chuvas que atingiram a região do Sol Nascente no último fim de semana. O temporal provocou sérios transtornos, incluindo a destruição de asfalto, arrastamento de veículos e alagamento de estabelecimentos comerciais e garagens.

Os recursos solicitados seriam destinados a ações emergenciais de assistência às vítimas, captação de verbas adicionais para obras de drenagem em Ceilândia e Sol Nascente e investimentos em projetos de infraestrutura para minimizar os impactos de chuvas futuras. A proposta foi do deputado Max Maciel (PSol).

A destinação de R$ 400 milhões em emendas parlamentares é apontada como uma das possíveis soluções para financiar essas obras estruturais na região, o que permitiria iniciar as obras em 2025. Segundo um deputado da base governista ouvido pela coluna, o valor ajudaria porque o Executivo local não dispõe de orçamento para projetos desse tipo na região. 

A coluna também ouviu integrantes do governo que sustentaram que não sabiam da movimentação dos parlamentares. Em paralelo, o Executivo local instaurou uma força-tarefa para lidar com os danos e mitigar os efeitos do temporal no Sol Nascente.

CPI das Bets: delegado da PCDF participa de reunião no Senado