Painéis de Athos Bulcão no Teatro Nacional serão restaurados

Publicado em CB.Poder

Por Ana Maria Campos — Dois lindos painéis de Athos Bulcão serão restaurados em setembro durante a reforma do Teatro Nacional Cláudio Santoro. As obras do artista podem ser vistas no foyer e na Sala Martins Pena. Elas estavam protegidas desde o início dos serviços na infraestrutura do teatro, mas já podem ser vistas. Foi o que constatou, ontem, o procurador Distrital dos Direitos do Cidadão, José Eduardo Sabo Paes, em visita à reforma. Ele confirmou que praticamente 70% da execução e dos serviços no espaço estão concluídos. As coxias e a pintura do palco da Sala Martins Pena, além das instalações de ar-condicionado e da parte hidráulica, estão prontas, segundo o procurador.

A restauração dos paineis da sala e do foyer da Sala Martins Pena será realizada, a partir da próxima semana, pela Fundação Athos Bulcão (FundAthos). “É um desafio que, com a ajuda da Novacap, do Iphan, da Secretaria de Cultura e da construtora responsável, essa obra poderá ser entregue merecidamente à população do DF entre novembro e dezembro deste ano”, disse o procurador distrital dos direitos do cidadão. O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) tem acompanhado as obras de revitalização do Teatro Nacional desde o início. Segundo Sabo, “o Iphan está muito atuante e atento a todos os detalhes para manter a originalidade da obra, fazendo um trabalho comprometido com a qualidade para a entrega ao público”.

Confusão na entrega de medalhas da Defesa

A senadora Leila Barros (PDT-DF) quase passou por um constrangimento na cerimônia de celebração dos 25 anos de criação do Ministério da Defesa. Ela foi convidada para a solenidade, mas não estava entre as autoridades agraciadas com medalhas. No momento em que os senadores homenageados foram chamados, Leila também se dirigiu ao palco, mas foi avisada pela assessoria a tempo. O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, anfitrião do evento, percebeu a confusão e explicou que Leila não estava entre os agraciados porque ela já havia recebido a comenda da Ordem do Mérito da Defesa. Na verdade, ela nunca recebeu essa medalha. Leila ficou tão contrariada com toda a confusão que mandou exonerar seu assessor de cerimonial.

Neutralidade na disputa da UnB

Embora a direção do PSB-DF tenha declarado apoio à candidatura de Olgamir para a reitoria da UnB, o ex-governador Rodrigo Rollemberg decidiu ficar distante da eleição. “Reconheço grandes méritos na gestão da atual reitora Márcia Abrahão, que dirigiu a UnB com responsabilidade e competência num momento difícil das universidades públicas. Reconheço também grandes qualidades nas duas postulantes à reitoria da UnB, Rozana  Naves e Olgamir Amância. A UnB, para mim, sempre estará em primeiro lugar. Qualquer uma que vencer a eleição terá de minha parte todo o apoio, seja na Secretaria de Economia Verde do MDIC ou no exercício do mandato de deputado federal”, afirmou Rollemberg à coluna.

Apoios para Rozana

A chapa encabeçada pela professora Rozana Naves e pelo professor Márcio Muniz na disputa pela reitoria da UnB tem conquistado apoios significativos de personalidades influentes de Brasília. No primeiro turno, a candidatura obteve 42,08% dos votos de professores, alunos e técnicos. Entre os apoiadores, está o professor emérito Aldo Paviani, renomado pesquisador e figura central em diversos núcleos acadêmicos da UnB. Outro apoio relevante vem do sociólogo e publicitário e também professor emérito Venício de Lima, pioneiro na área de Comunicação na UnB. Também declarou apoio à chapa o Dr. Geriberto Campos, médico e ex-professor da Faculdade de Ciências e Saúde da UnB, onde lecionou de 1967 a 1981.

Ranking

Érika Kokay (PT-DF) foi eleita, na noite de quinta-feira, a melhor deputada federal do Centro-Oeste, em voto popular, do Prêmio Congresso em Foco 2024. A premiação reconhece o trabalho dos parlamentares na Câmara dos Deputados e no Senado.

Sindepo DF convoca assembleia para discutir recomposição salarial

A diretoria do Sindicato dos Delegados de Polícia do Distrito Federal (Sindepo DF) decidiu convocar uma Assembleia Geral Extraordinária para 3 de setembro, no Clube da Adepol-DF. “Desde janeiro, os delegados de Polícia Civil do DF vêm aguardando a instalação do Fórum de Negociação Salarial, conforme disposto na Lei Federal 14.724/23, entretanto, já estamos chegando no mês de setembro de 2024 e até agora tanto o Governo Federal quanto o Governo do Distrito Federal não deram início à mesa de negociação” afirma a presidente do SindepoDF, Cláudia Alcântara.

Novo comando do Instituto de Direito Imobiliário do DF

A advogada Giovana Monte (foto) tomou posse, nesta semana, como diretora-adjunta do Instituto Brasileiro de Direito Imobiliário (Ibradim) no Distrito Federal, ao lado do advogado Gabriel Mazarin, novo diretor no DF. “Assumir essa posição no Ibradim é uma honra e uma grande responsabilidade. A entidade desempenha um papel fundamental no aprimoramento do direito imobiliário no Brasil, especialmente no Distrito Federal, onde o setor tem uma importância estratégica para o desenvolvimento econômico e social.”, afirmou Giovana Monte.

Confraternização de professores de direito

Um evento em restaurante do Pontão reuniu professores de direito e profissionais da área para uma troca de experiências e confraternização. Organizado pelo professor Fernando Martins, o encontro teve como destaque a presença do advogado criminalista Cléber Lopes, pré-candidato à presidência da OAB-DF. Com um histórico de 15 anos lecionando direito, Cléber reencontrou antigos colegas de magistério e se emocionou ao rever jovens professores que foram seus alunos. “Encontrei aqui hoje, para a minha alegria, dois professores que foram meus alunos na graduação. Este é um momento muito especial, pois conversar com professores é sempre prazeroso e enriquecedor. As experiências do magistério são fundamentais, não só para a educação, mas também para a prática da advocacia em geral”, comentou Lopes.