A 25ª Vara Cível de Brasília determinou, de forma liminar, a retirada do ar da página do Facebook “Fora, Rollemberg”. A foto de perfil mostra uma montagem da imagem do governador socialista com o bigode do ditador Adolf Hitler. O juiz Júlio Roberto dos Reis determinou, ainda, a identificação do usuário responsável pelas postagens. O magistrado, contudo, indeferiu o pedido de fixação de multa diária.
Na ação, o chefe do Palácio do Buriti argumenta que a página da rede social, curtida por 327 pessoas, contém conteúdo ofensivo à sua honra, “pois o associa indevidamente ao personagem histórico do nazismo e seus crimes contra a humanidade”.
O magistrado Júlio Roberto ressalta que todos os cidadãos têm “o direito de expressão, de crítica e sobretudo de fiscalização de atos de pessoas públicas ou agentes públicos”. Contudo, pontua que esse poder não é ilimitado. “Para a exercício constitucional da crítica, não se pode fazer uso de anonimato ou mesmo vilipendiar a imagem da pessoa natural com montagem de fotos com sinais característicos de criminosos historicamente reconhecidos e objeto de repulsa social”, complementou.
Para que o titular da página responda na Justiça pelas publicações, o magistrado determinou que o Facebook forneça os dados do usuário; o perfil pessoal; informações pessoais, como nome completo, CPF, carteira de identidade, endereço; o IP adress do computador responsável pela criação da página, além do IP adress do computador em que foram feitas a montagem da foto ofensiva nos últimos doze meses.
Coluna Eixo Capital, publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni Um áudio…
Da Coluna Eixo Capital, por Pablo Giovanni (interino) Um relatório da Polícia Federal, que levou…
Texto de Pablo Giovanni publicado na coluna Eixo Capital nesta terça-feira (19/11) — O ministro…
Coluna publicada neste domingo (17/11) por Ana Maria Campos e Pablo Giovanni — A Polícia…
ANA MARIA CAMPOS O colegiado da Comissão Eleitoral da OAB se reuniu na noite desta…