Orgulho candango, UnB é pioneira nas cotas raciais e foi citada como exemplo por Lula

Compartilhe

Por Ana Dubeux — A Universidade de Brasília foi citada na solenidade de assinatura da lei das cotas no Planalto. Em vídeo, foram mostrados cotistas que estão ou já passaram por universidades públicas e o presidente Lula ressaltou como as cotas aproximaram o perfil dos estudantes com o da população brasileira. E citou a UnB como exemplo — a de Darcy Ribeiro, de ontem, e a de Márcia Abrahão, de hoje —, pioneira nas cotas raciais entre as universidades federais.

E há muito ainda por fazer: a UnB aprimorou o sistema de reserva de vagas de cotas em concursos de magistério superior. Agora, para os editais em que não for possível reserva automática, a Universidade fará um sorteio público para a distribuição das vagas destinadas aos candidatos cotistas.

Dessa forma, após a publicação da lista definitiva dos concorrentes do concurso, a UnB contabiliza os certames em que houve inscritos na condição de cotista. E, a cada conjunto de cinco vagas ofertadas em editais com concorrentes por cotas, é realizado um sorteio. Uma, em cada três vagas, será destinada a pessoas negras; e uma, a cada cinco, para pessoas com deficiência.

Até então, a UnB utilizava o modelo estabelecido em lei federal, em que a reserva de vagas ocorre somente em concursos com, ao menos, três vagas, no caso de cotas para pessoas negras; e com, ao menos, cinco vagas, no caso de pessoas com deficiência.

—————

Pelo mundo

O presidente Lula vai fazer um périplo em sua última viagem internacional do ano: foi incluído de última hora o Qatar, entre Arábia Saudita e Dubai, onde será a COP 2023. Lá em Doha, ele deve encontrar a Sheikha Mozah, que se destaca na luta pelos direitos das mulheres no país e é trilhardária. Aí, fica dois ou três dias na COP em Dubai e vai para Berlim, para uma visita oficial à Alemanha e um fórum empresarial com investidores no dia 4. Só depois volta para o Brasil.

—————

Engavetador

Ao comentar a demora do presidente Lula para escolher o novo procurador-geral da República, um respeitado ex-titular da PGR alfinetou, ontem, em evento em Brasília: “Lula quer um Augusto Aras para chamar de seu. Alguém que siga a cartilha dele às cegas”.

—————

Gerações

A Academia Brasiliense de Letras e a Associação Nacional de Escritores prepara, para 28 de novembro, o lançamento do livro Poemas e sonetos para as presentes e futuras gerações, de autoria do desembargador federal aposentado, agora advogado, Souza Prudente. A solenidade ocorrerá na entrequadra 707/907 Sul. Souza Prudente sempre gostou de escrever poesias e agora está com extensa produção.

—————

Todo poder às mulheres

No monólogo autobiográfico para pacientes da Rede Sarah, a atriz Maitê Proença defendeu a tese de que as mulheres precisam ocupar mais espaço no poder.

—————

Ilustração: Kleber Sales

Sargento Pimenta

Na conversa a portas fechadas ontem com os deputados distritais, o presidente do BRB, Paulo Henrique Costa, no momento em que os ânimos ficaram mais acirrados, ofereceu aos parlamentares convites para o show de Paul McCartney no Mané Garrincha. O Banco de Brasília é o patrocinador master do espetáculo.

—————

Autoridade

A cantora Leci Brandão, deputada estadual por SP, deu uma “palhinha” na abertura de evento sobre igualdade racial no STF, cantando Zé do caroço ao lado do artista brasiliense Di Brasil.

talitadesouza

Posts recentes

  • Eixo Capital

Frente para acompanhar mudanças climáticas e seus impactos no DF é criada

Por Ana Maria Campos — Oito deputados distritais se uniram para criar a Frente Parlamentar…

1 dia atrás
  • CB.Poder

Cleber Lopes constrói unidade para concorrer à OAB-DF

No projeto de concorrer à presidência da OAB-DF em novembro, o criminalista Cleber Lopes conquistou,…

2 dias atrás
  • CB.Poder

“Eu me preparei para ser governador, em 2022, e sigo pronto”, diz Leandro Grass

Leia a entrevista de Leandro Grass, presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional…

2 dias atrás
  • CB.Poder

Thaís Riedel decide apoiar Cleber Lopes para a disputa à presidência da OAB-DF

ANA MARIA CAMPOS Candidata à presidência da OAB-DF na última eleição, a advogada Thaís Riedel…

3 dias atrás
  • CB.Poder

“O agronegócio é um setor estratégico para o desenvolvimento do DF”, diz Pepa

CB.Poder entrevista o deputado distrital Pepa (PP), presidente da Comissão de Produção Rural e Abastecimento…

3 dias atrás
  • Eixo Capital
  • GDF

Cães da PMDF trabalham no resgate e no policiamento no Rio Grande do Sul

Por Ana Maria Campos — A tragédia climática no Rio Grande do Sul tem produzido…

3 dias atrás