Por Ana Maria Campos — O presidente do PT-DF, Jacy Afonso, está convocando parlamentares da oposição ao governador Ibaneis Rocha (MDB) para uma reunião sobre o Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCub). Será nesta noite na sede do partido. A ideia é discutir estratégias de atuação e medidas judiciais contra o texto sancionado por Ibaneis. O deputado distrital Gabriel Magno (PT) preparou um estudo para embasar a discussão jurídica.
Foram convidados os presidentes do PV-DF, Eduardo Brandão, do PCdoB-DF, João Vicente Goulart, do PSB, Rodrigo Dias, e do Cidadania, Cristovam Buarque, as presidentes do PSol/DF, Giulia Tadini, e do PDT-DF, Leila Barros, os porta-vozes da Rede-DF e os distritais da oposição, além da deputada federal Érika Kokay (PT-DF) e do deputado federal Reginaldo Veras (PV-DF).
——
A bancada de deputados distritais do PT recebeu ontem, no gabinete de Chico Vigilante na Câmara Legislativa, o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu. Foi um café da manhã para discutir estratégias com o político que mantém a força da liderança no PT.
——
Começa hoje o período de inscrição de candidaturas à lista tríplice do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) para o cargo de procurador-geral de Justiça do DF para o biênio 2024-2026.
——
O bolsonarismo vai dominar a pauta de sessões solenes da Câmara Legislativa. Há acordo para votação de títulos de cidadão honorário de Brasília para o ex-presidente Jair Bolsonaro, para a ex-primeira-dama Michele Bolsonaro, para a deputada federal Bia Kicis (PL-DF), para o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) e para o ex-ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República Augusto Heleno. As iniciativas são dos deputados distritais Pastor Daniel de Castro (PP) e Thiago Manzoni (PL).
——
A Ouvidoria-Geral do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) realizou ontem o I Café com Ouvidores, para promover troca de conhecimento, experiências e boas práticas realizadas pelas ouvidorias de órgãos federais e distritais. A abertura foi realizada pela Ouvidora-Geral do TJDFT, desembargadora Maria de Lourdes Abreu: “Temos que fazer uma parceria, ouvir, conversar, para ver o que a gente pode fazer para atender melhor o cidadão em todas as suas necessidades”, disse. Logo em seguida, representantes das Ouvidorias do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Superior Tribunal de Justiça (STJ), do Governo do Distrito Federal (GDF) e TJDFT compartilharam boas práticas implementadas nas respectivas instituições. Entre os presentes, o ministro Rogério Schietti, ouvidor do STJ.
——
O café da manhã dos ouvidores reuniu antigos colegas do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) que hoje estão na magistratura. A desembargadora Maria de Lourdes Abreu e o desembargador José Firmo Reis Soub (foto), respectivamente, ouvidora-geral e ouvidor-adjunto, foram procuradores de Justiça e entraram no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) no quinto constitucional. Da mesma forma, o ministro Rogério Schietti (foto), ex-procurador-geral de Justiça, que ingressou no Superior Tribunal de Justiça (STJ), em 2013, na vaga do Ministério Público.
——
O aniversário do pré-candidato à OAB-DF Everardo Gueiros movimentou os bastidores da corrida eleitoral para a entidade na última semana. O evento reuniu cerca de mil pessoas. A disputa está se fechando entre Gueiros; Cleber Lopes, que tem as bênçãos do governador Ibaneis Rocha; e Paulo Maurício Braz Siqueira, mais conhecido como Poli, que integra o grupo do atual presidente da Ordem, Délio Lins e Silva Júnior.
——
Recentemente, então aliados de Cleber e de Délio romperam com os grupos, e declararam apoio a Everardo. A presidente da Comissão das Mulheres da Associação Brasileira de Advogados (ABA), Glaucia Souto, afirmou que “a defesa dos direitos das mulheres também passa, obrigatoriamente, pela defesa das advogadas”, e que Everardo tem abraçado essa pauta. Bernardo Barcellos, que integrou a primeira diretoria de Délio, deixou o grupo que deve apoiar Poli, e destacou que é preciso alternância na Ordem.
Coluna Eixo Capital, publicada em 24 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) À…
Coluna Eixo Capital, publicada em 24 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) O…
Coluna Eixo Capital, publicada em 23 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) A…
Coluna Eixo Capital, publicada em 23 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) O…
Coluna Eixo Capital publicada em 22 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni O Ministério…
Coluna Eixo Capital, publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) Um…