photo_2024_07_30_13_39_54-39202619 Divulgação/PSB

Oposição se reúne para discutir frente contra governo em 2026

Publicado em CB.Poder

Por Ana Maria Campos — Em mais uma rodada de conversas em busca de unidade da oposição na disputa ao Palácio do Buriti, representantes de oito partidos (PSB, PT, PSol, Rede, PCdoB, PV, PDT e Cidadania) se reuniram na sede do PSB do Distrito Federal. Também estiveram presentes parlamentares e lideranças políticas progressistas, para discutir a possibilidade de construção de uma frente para 2026.

> De todos os partidos de esquerda

Foi uma reunião bastante representativa. Entre os políticos que participaram da reunião estavam os presidentes do PSB, Rodrigo Dias; do PT, Jacy Afonso; do PSol; Giulia Tadin, do PCdoB; João Goulart, do PV; Eduardo Brandão (PV), e do Cidadania, o ex-governador Cristovam Buarque. O PDT foi representado por dois dirigentes locais, pois a senadora Leila Barros (PDT-DF), que preside a legenda, está fora de Brasília.

O ex-governador Rodrigo Rollemberg (PSB), os deputados distritais Dayse Amarílio (PSB) e Fábio Felix (PSol), o deputado federal Reginaldo Veras (PV-DF) e representantes dos mandatos dos deputados distritais Max Maciel (PSol) e Gabriel Magno (PT) — ambos ausentes porque ainda estão em viagem. Além deles, Ricardo Cappelli (PSB), Leandro Grass (PV), Magela (PT), Marcelo Aguiar (Cidadania) e Madeira (PCdoB) estavam presentes.

> União programática

A discussão girou em torno da importância deste campo caminhar unido para as eleições de 2026, uma vez que a frente de direita e centro-direita tem candidatos fortes, competitivos para as próximas eleições. Celina Leão (PP) deve disputar o GDF e Ibaneis Rocha (MDB), o Senado. Segundo políticos que participaram da reunião, para que a unidade da oposição seja possível o grupo deve iniciar um ciclo de debates temáticos e nas cidades. Eles também pretendem fortalecer desde já a atuação em conjunto em agendas importantes para a cidade, como foi o caso da CPI da Saúde, PPCUB e privatização da Rodoviária.

—–

Creche rural

Um prédio não utilizado pela Emater terá nova destinação e passará a atender mais de 200 crianças. A construção abandonada fica no Núcleo Rural São José, em Planaltina, e a Novacap será a responsável pela readequação estrutural no prédio, que se transformará em uma creche pública. A reforma será possível graças à destinação de R$ 1 milhão em recursos de emenda parlamentar. “Sabemos que a área rural sofre com a falta de estruturas voltadas à educação. Com essa entrega, queremos dar mais uma opção para que as mães tenham um local seguro para deixar seus filhos”, destaca a deputada distrital Paula Belmonte (Cidadania), responsável por destinar a verba. Desde que assumiu o mandato na Câmara Legislativa, a parlamentar já destinou mais de R$ 16,7 milhões em recursos para escolas públicas dentro do Programa de Descentralização Administrativa e Financeira (PDAF).

—–

Evangélicas, progressistas e destemidas

Dayse Amarilio (PSB) quer voltar afiada do recesso. Para isso, desde o início da semana ela está em treinamento com sua equipe, o que faz semestralmente. Hoje, a distrital apresentou aos seus colaboradores uma figura emblemática no atual cenário político brasileiro, a vereadora de Goiânia, Aava Santiago (PSDB).  Como Dayse, Aava é evangélica e progressista. Na ocasião, Aava falou sobre sua trajetória, religião e política, mulheres na política e os desafios que se colocam na política brasileira. Segundo Dayse, foi uma tarde muito rica e produtiva.

—–

Damares visita Luziânia para discutir ações de combate à violência sexual

A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) esteve em reunião com o prefeito de Luziânia, Diego Sorgatto, para discutirem ações de combate à violência sexual contra mulheres e crianças. A reunião, que contou com a participação de representantes das forças de segurança do município e coordenadores do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam), aconteceu em resposta ao índice divulgado pelo Anuário Brasileiro de Segurança Pública que coloca Luziânia entre as cidades brasileiras com maior taxa de estupros (a grande maioria de crianças e adolescentes).

—–

Céu de Brasília, traço do arquiteto…

Ao suspender, por meio de liminar, os efeitos de todas as autorizações, licenças ou permissões de exploração de meios de publicidade e propaganda por meio de painéis eletrônicos, o juiz Carlos Frederico Maroja de Medeiros, da Vara de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Fundiário do DF, citou Djavan. “Quem, conhecendo Brasília, não se encanta com o seu tão famoso e formoso céu, docemente mencionado nos versos de Djavan: “Céu de Brasília, traço do arquiteto…’? Lucio Costa foi não menos poético ao comentar: ‘O céu é o mar de Brasília'”, registrou.

—–

Barganha

O juiz Carlos Frederico Maroja de Medeiros foi incisivo ao tratar do assunto: “Pois é exatamente o céu de Brasília a primeira vítima da proliferação de engenhos publicitários por todo o lado. Troca-se a incolumidade de um aspecto cênico singular por dinheiro, uma barganha que deveria ter contado no mínimo com uma consulta prévia à população brasiliense”.