O Núcleo de Investigação e Controle Externo da Atividade Policial (NCap) do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) deflagrou hoje (20) a Operação Reis da Rua.
O objetivo é apurar o possível envolvimento de três policiais civis lotados da 20ª Delegacia de Polícia, do Gama, com crimes de apropriação de bens, dinheiro e entorpecentes de pessoas abordadas ou presas em operações e eventualmente seus parentes.
Estão sendo cumpridos mandados judiciais de busca e apreensão expedidos pela 1ª Vara Criminal do Gama/DF. Um dos alvos é a 20ª DP.
A investigação apura a prática de crimes de peculato e tráfico de drogas. Um dos policiais já responde a processo por crime de peculato, estando atualmente afastado do exercício da função por decisão judicial.
Os promotores do NCap colheram depoimentos que apontam o envolvimento dos agentes públicos, com relatos de desvio de drogas e dinheiro apreendido com traficantes, além de objetos pessoais.
A Operação tem a participação da Polícia Civil do DF, por meio da Corregedoria, Departamento de Combate ao Crime Organizado (DECOR) e da Divisão de Operações Especiais (DOE), com cães farejadores. Segundo a Polícia Civil, a investigação teve início a pedido de integrantes da própria 20ª DP.
A Polícia Civil divulgou uma nota sobre a operação. Veja a íntegra:
“A Polícia Civil do Distrito Federal – PCDF informa que, nesta terça-feira (20), realizou uma operação coordenada pelo Núcleo de Investigação e Controle Externo da Atividade Policial – NCap do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios – MPDFT e pela Corregedoria-Geral de Polícia da PCDF.
A ação objetivou cumprir mandado de busca e apreensão para apurar apropriação de bens e valores e desvio funcional de servidores.
A PCDF informa que realiza toda a investigação necessária aos esclarecimentos dos fatos e que não coaduna com desvios de conduta de servidores”.
Coluna por Ana Dubeux — Odette Ernest Dias, que nos deixou ontem, desembarcou em Brasília…
Texto por Ana Dubeux — Em meio a um cenário de fortes tensões institucionais, avanço…
Coluna Eixo Capital, publicada em 24 de dezembro de 2025, por Ana Dubeux Depois de…
Coluna Eixo Capital de 23 de dezembro de 2025, por Ana Dubeux O filme sobre…
Coluna Eixo Capital de 23 de dezembro de 2025, por Ana Dubeux A juíza de…
Da coluna Eixo Capital, por Ana Maria Campos Como começou seu envolvimento com a proteção…