ANA MARIA CAMPOS
O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios deflagrou na manhã de hoje (20/11) a Operação Diagnose com objetivo de inspecionar e seis UPAS do DF.
Os titulares das Promotorias de Justiça de Defesa da Saúde (Prosus), Regional de Defesa dos Direitos Difusos (Proreg) e Promotoria Criminal vão fiscalizar as unidades localizadas em Ceilândia, Núcleo Bandeirante, Recanto das Emas, Samambaia, São Sebastião e Sobradinho.
Diagnose, o nome da operação, é uma palavra de origem grega que significa diagnóstico.
O foco da operação será em três áreas: recursos humanos ( presença ou ausência de todos os servidores lotados nas UPAS), estrutura física e medicamentos.
Os promotores de Justiça vão verificar se os profissionais estão cumprindo a jornada de trabalho estabelecida, como estão as condições dos prédios e equipamentos e o abastecimento de medicação das farmácias.
Após a operação, serão apuradas eventuais as responsabilidades criminal, disciplinar e de improbidade administrativa dos servidores que abandonarem a função.
Também será elaborado relatório com recomendações e requisições à Secretaria de Saúde. Se necessário, ações serão ajuizadas na Justiça para cobrar providências.
UPA
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) é a porta de entrada do cidadão na rede pública de saúde para os casos de baixa complexidade (sem risco de morte).
Estabiliza os pacientes e realiza a investigação diagnóstica inicial para definir a necessidade ou não de encaminhamento a serviços hospitalares de maior complexidade.
Coluna Eixo Capital publicada em 22 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni O Ministério…
Coluna Eixo Capital, publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni Um áudio…
Da Coluna Eixo Capital, por Pablo Giovanni (interino) Um relatório da Polícia Federal, que levou…
Texto de Pablo Giovanni publicado na coluna Eixo Capital nesta terça-feira (19/11) — O ministro…
Coluna publicada neste domingo (17/11) por Ana Maria Campos e Pablo Giovanni — A Polícia…