ANA MARIA CAMPOS
O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) deflagrou nesta manhã (23/07) a Operação Alto Escalão com cumprimento de 13 mandados de busca e apreensão para apurar a prática de corrupção na compra de leitos hospitalares. Entre os alvos estão o ex-governador Agnelo Queiroz (PT) e o ex-secretário de Saúde Rafael Barbosa.
O suposto pagamento de propina chegou ao conhecimento dos promotores por meio de delação premiada.
O advogado de Rafael Barbosa, Kleber Lacerda, afirma que não teve acesso à decisão que autorizou a busca e apreensão proferido pela Juíza Ana Cláudia, da 1ª Vara Criminal de Brasília, tendo recebido apenas cópia do mandado cumprido pelo oficial.
A defesa afirma que a investigação da Operação Alto Escalão apura contrato celebrado em novembro de 2014, assinado pela Secretária Marília Coelho Cunha.
“O Sr. Rafael de Aguiar Barbosa, por sua vez, desligou-se do cargo em abril de 2014, ou seja 7 meses antes da assinatura do contrato em questão. Assim, fica evidenciada a ilegalidade da decisão que será atacada judicialmente”, afirma Kleber Lacerda.
Até o momento a defesa do ex-Governador Agnelo Queiroz não teve acesso a qualquer investigação instaurada pela Polícia Civil do Distrito Federal e muito menos pelo Ministério Público do Distrito Federal.
Sua surpresa com a realização da operação policial, decorre do fato de jamais, nos últimos 5 anos e quase sete meses, após ter concluído seu mandato no Governo do Distrito Federal, ter sido intimado para prestar quaisquer esclarecimentos sobre os fatos que a imprensa noticia, como sendo o objeto da investigação.
Permanece com residência fixa em Brasília, cumprindo com suas obrigações como cidadão, inclusive em isolamento social, por integrar grupo de risco, junto com sua esposa e sogra de 84 anos e tem a convicção de que, tão logo seja possível conhecer o inteiro teor das investigações, terá condições de se manifestar, convicto e seguro de que não cometeu qualquer ilícito penal, em especial durante todo o período de sua gestão como Governador do Distrito Federal.
Foto: Ed Alves