ANA MARIA CAMPOS
O ex-deputado Odilon Aires (PMDB) foi condenado a 9 anos e quatro meses de prisão em regime fechado por corrupção passiva em processo da Operação Caixa de Pandora. A sentença saiu hoje (05/05), no fim da tarde, no mesmo dia em que o juiz da 7ª Vara Criminal de Brasília, Paulo Afonso Carmona, condenou também o ex-governador José Roberto Arruda (PR) por falsificar recibos que justificariam o recebimento de propina de Durval Barbosa como doação para compra de panetones.
Na sentença, o juiz Paulo Carmona aponta que há provas de que Odilon recebeu, em 2006, dinheiro de Durval Barbosa, por meio de uma negociação em troca de apoio político a José Roberto Arruda e Paulo Octávio, então candidatos a governador e vice-governador. O ex-deputado poderá recorrer contra a sentença em liberdade.
Odilon Aires está entre os políticos que aparecem em vídeos gravados por Durval Barbosa e entregues ao Ministério Público na delação premiada da Operação Caixa de Pandora. Ele nega ter recebido recursos em troca de apoio aos candidatos.
Na sentença, o magistrado registrou: “As consequências do delito foram graves, porquanto o recebimento de vantagem indevida de recurso de origem espúria para a prestação de apoio político e promessa de apoio parlamentar a futuro governo é extremamente lesivo à dignidade do ofício legislativo e à respeitabilidade da Câmara Legislativa do Distrito Federal, além de revelar aliança profana, de gesto infiel e índigo de agentes políticos, ultrapassando, assim, a barreira do bem jurídico tutelado, ofendendo, por modo incomum, a essência do regime político-eleitoral brasileiro (a ideologia das urnas), o que permite a elevação da pena base nesta fase da dosagem da reprimenda penal”.
Eixo Capital - À queima-roupa publicado em 19 de janeiro de 2025, por Ana Maria…
Coluna Eixo Capital publicada em 19 de janeiro de 2025, por Ana Maria Campos Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 18 de janeiro de 2024, por Ana Maria Campos A…
ANA MARIA CAMPOS Morreu nesta manhã (17), o desembargador aposentado Edson Alfredo Martins Smaniotto, do…
ANA MARIA CAMPOS O secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, anunciou que não haverá…
POR ANA MARIA CAMPOS — Confira entrevista com Ibrahim Yusef, presidente do Sindicato dos servidores públicos…